Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Terremotos em série atingem a ilha grega de Santorini, na Grécia
Publicado 04/02/2025 • 13:21 | Atualizado há 4 meses
Airbus domina o Paris Air Show enquanto a Boeing volta a ficar em segundo plano
Samsung busca alcançar rivais chinesas com celulares dobráveis mais finos, enquanto Apple se prepara para entrar no mercado
Starship da SpaceX explode durante teste rotineiro no Texas; veja imagens
Hackers pró-Israel destroem US$ 90 milhões em criptomoedas do Irã, diz empresa de análise
Aeronaves furtivas e bombas de mais de 13 toneladas: por que destruir o programa nuclear do Irã é tão difícil
Publicado 04/02/2025 • 13:21 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
ilha grega de Santorini, na Grécia
Reprodução: Pixabay
As escolas permaneceram fechadas e voos adicionais foram programados para ajudar as pessoas a deixar a ilha grega de Santorini na última segunda-feira (3), enquanto dezenas de tremores sacudiam o popular destino turístico pelo quarto dia consecutivo.
Os tremores têm sido registrados entre as ilhas vulcânicas de Santorini e Amorgos, no Mar Egeu, desde sexta-feira (31), forçando as autoridades a fechar escolas em Santorini e nas ilhas vizinhas de Ios, Amorgos e Anafi.
Os terremotos, alguns com magnitude superior a 4, abalavam Santorini a cada poucos minutos na segunda-feira, enquanto as pessoas eram aconselhadas a permanecer fora de espaços fechados e pequenos portos. Unidades de resposta a desastres foram enviadas ao local como precaução.
Especialistas afirmaram que a atividade sísmica na ilha, cujas áreas mais populosas estão localizadas em penhascos íngremes, continuará por semanas.
“Estimamos que essa atividade continuará por alguns dias e pode haver uma sequência sísmica prolongada”, disse Efthymios Lekkas, professor de geologia tectônica e gestão de desastres, que faz parte de uma equipe de especialistas avaliando a situação no local, à televisão grega.
Autoridades locais afirmaram que os residentes permanentes não estavam particularmente preocupados, pois estão acostumados com os tremores, mas algumas pessoas que estavam na ilha a trabalho estavam se retirando.
A Aegean Airlines informou que operaria três voos adicionais de ida e volta para Santorini na segunda e terça-feira para facilitar o deslocamento de residentes e visitantes, atendendo a um pedido do Ministério da Proteção Civil da Grécia.
A Grécia está situada em várias linhas de falhas geológicas e é frequentemente atingida por terremotos. Uma das maiores erupções vulcânicas da história, por volta de 1600 a.C., formou Santorini em sua forma atual. A última erupção na área ocorreu em 1950.
Especialistas afirmaram que uma leve atividade vulcânica também registrada recentemente perto de Santorini não estava relacionada aos terremotos.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Montadoras chinesas inundam o Brasil com carros elétricos e gera reação de players estabelecidos
Netanyahu diz que Irã 'pagará um preço alto' após ataque a hospital em Israel
Entidades do setor produtivo e sindicatos se unem em crítica ao aumento da taxa Selic
Starship da SpaceX explode durante teste rotineiro no Texas; veja imagens
Nestlé anuncia R$ 7 bilhões em investimentos no Brasil até 2028