Ações da Novo Nordisk sobem após lucro acima do esperado e aumento nas vendas do Wegovy
Ações da Apple caem 3% no pré-mercado após China considerar investigação sobre práticas da App Store
Demanda global por ouro atinge novo recorde em 2024; apetite pelo metal em 2025 segue forte
Disney supera previsões de lucro, mas perde assinantes do Disney+
Mattel diz que Barbies e Hot Wheels podem ficar mais caros com as tarifas de Trump
Publicado 30/11/2024 • 15:56
KEY POINTS
Donald Trump
RS/via Fotos Publicas
O presidente eleito Donald Trump ameaçou neste sábado (30) impor uma tarifa de 100% sobre os países do grupo BRICS, caso o bloco crie uma moeda própria e enfraqueçam o dólar americano.
“Precisamos de um compromisso de que eles não criarão uma nova moeda do BRICS, nem apoiarão qualquer outra moeda para substituir o poderoso dólar americano, ou enfrentarão tarifas de 100%,” escreveu Trump em seu site Truth Social, referindo-se ao grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e outros.
No mês passado, houve uma cúpula do BRICS em Kazan, na Rússia, onde os países debateram o aumento das transações em moedas locais e o fortalecimento de suas economias, com foco na redução da dependência do dólar.
O grupo BRICS se expandiu significativamente desde sua criação em 2009, e agora inclui países como Irã, Egito e Emirados Árabes Unidos. Juntos, a coalizão do BRICS representa uma parcela considerável da produção econômica mundial.
Na cúpula de Kazan, em outubro, o governo russo conseguiu uma declaração conjunta incentivando o “fortalecimento das redes bancárias correspondentes dentro do BRICS e possibilitando liquidações em moedas locais de acordo com a Iniciativa de Pagamentos Transfronteiriços do BRICS.”
Mas, ao final da cúpula, Putin indicou que pouco progresso foi feito no lançamento de um possível concorrente para o sistema de mensagens financeiras SWIFT, com sede na Bélgica.
“Quanto ao SWIFT e quaisquer alternativas, não criamos e não estamos criando nenhuma alternativa,” disse Putin aos repórteres após a cúpula.
Ele acrescentou: “Quanto a uma moeda unificada do BRICS, não estamos considerando essa questão no momento.”
Trump reafirmou seu compromisso com uma agenda protecionista, ameaçando impor pesadas tarifas a vizinhos e rivais. Em relação aos planos dos países do BRICS, ele alertou que, se avançarem, “devem se preparar para se despedir de vender para a maravilhosa economia dos EUA”, escreveu.
“Eles podem ir encontrar outro ‘trouxa!’ Não há chance de que o BRICS substitua o Dólar Americano no Comércio Internacional, e qualquer País que tentar deve acenar adeus para a América.”
Mais lidas
Após prejuízo de R$ 14 bi, TCU abre auditoria sobre a gestão da Previ, fundo de pensão do BB
CEO da Ford nos EUA pede análise 'abrangente' de tarifas para todos os países
Google abandona metas de diversidade de equipe
Embraer fecha maior contrato de jatos executivos de sua história com a Flexjet
Aos 40 anos, Cristiano Ronaldo comemora aniversário com o maior salário do futebol mundial