Trump cancela proteção de 500 mil imigrantes haitianos
Publicado sex, 21 fev 2025 • 1:58 PM GMT-0300 | Atualizado há 16 horas
Publicado sex, 21 fev 2025 • 1:58 PM GMT-0300 | Atualizado há 16 horas
KEY POINTS
REUTERS/Carlos Barria
A administração Trump cancelou na última quinta-feira (21) uma extensão do Status de Proteção Temporária (TPS) concedido a mais de 500 mil haitianos pelo ex-presidente Joe Biden.
Os Estados Unidos concedem o Status de Proteção Temporária (TPS) a cidadãos estrangeiros que não podem retornar com segurança ao seu país devido a guerra, desastres naturais ou outras condições “extraordinárias”.
Esse condição havia sido estendida para os haitianos por 18 meses, até fevereiro de 2026, pela administração Biden, mas agora expirará em 3 de agosto.
“A presidente Trump e eu estamos retornando o TPS ao seu status original: temporário”, disse a chefe do Departamento de Segurança Interna, Kristi Noem, em uma declaração do departamento.
“Isso faz parte da promessa do presidente Trump de revogar políticas que eram imãs para a imigração ilegal e inconsistentes com a lei”, disse a declaração do Departamento de Segurança Interna (DHS).
O número de haitianos elegíveis para proteção disparou de 57.000 em 2011 para 520.694 em 2024, de acordo com estimativas do governo dos EUA.
A extensão do TPS concedida por Biden foi “muito mais longa do que o justificado ou necessário”, disse uma porta-voz do DHS.
Trump, que durante sua campanha eleitoral afirmou que os imigrantes estavam “envenenando o sangue” dos Estados Unidos — rapidamente ordenou uma revisão de todo o programa TPS ao retornar ao cargo.
Durante sua campanha, ele fez alegações sem fundamento de que a cidade de Ohio havia visto um recente influxo de migrantes haitianos que estavam roubando e comendo gatos e cachorros dos moradores.
“A administração Trump está tirando a estabilidade de meio milhão de haitianos que construíram suas vidas aqui, crianças, trabalhadores, pais e vizinhos que se tornaram parte integrante das comunidades americanas e contribuíram para nossa economia”, disse Beatriz Lopez, co-diretora-executiva do Immigration Hub, uma organização que trabalha em soluções políticas para cidadãos aspirantes.
“Essa decisão irresponsável não prejudica apenas eles; ela desestabiliza os próprios negócios, famílias e economias locais que dependem deles.”
No mês passado, a administração Trump revogou a proteção contra deportação para mais de 600 mil venezuelanos nos Estados Unidos.
“O povo deste país quer esses vagabundos fora. Eles querem que suas comunidades sejam seguras”, disse Noem à Fox News em janeiro.
Atormentado por um devastador terremoto em 2010, o Haiti tem sofrido com a instabilidade política crônica por décadas e, mais recentemente, com o aumento da violência por grupos armados.
Apesar da eleição do Primeiro-Ministro Alix Didier Fils-Aime em novembro e do envio de uma missão de segurança apoiada pela ONU para apoiar a polícia nacional do Haiti, a violência persiste.
Pelo menos 5.601 pessoas foram mortas pela violência de gangues no Haiti em 2024, segundo a ONU.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Brasilcap cresce, amplia impacto social e desafia o mercado
Alexandre de Moraes manda suspender Rumble no Brasil
Justiça Eleitoral condena Pablo Marçal e o torna inelegível por 8 anos
Justiça: Mercado Livre não pode pagar para aparecer em pesquisas na web com nome da Verisure
Tesla faz recall de mais de 376 mil carros nos EUA por problema na direção elétrica