Eric Trump diz que migrou para criptomoedas após negócios da família se tornarem a ’empresa mais cancelada’
Publicado 02/04/2025 • 19:44 | Atualizado há 20 horas
Confira a lista de Trump: mais de 180 países e territórios enfrentarão tarifas recíprocas
Eric Trump diz que migrou para criptomoedas após negócios da família se tornarem a ’empresa mais cancelada’
Veja detalhes do novo Nintendo Switch 2: preço, tamanho da tela, controles, chat por microfone e jogos
Noruega recebe apelo para revogar proibição de fundo de US$ 1,8 trilhão em fabricantes de armas
OpenAI investe na Adaptive Security em nova rodada de financiamento
Publicado 02/04/2025 • 19:44 | Atualizado há 20 horas
KEY POINTS
Eric Trump
Wikipedia
Eric Trump diz que sua família era “a empresa mais cancelada, provavelmente do mundo”.
Mas isso é coisa do passado.
Com seu pai, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de volta à Casa Branca, ele vê uma nova oportunidade de lucrar.
“Foi isso que nos impulsionou em direção às criptomoedas”, disse ele à CNBC, referindo-se aos novos empreendimentos da família Trump. “Você percebe que criptomoeda é muito mais rápida, mais prática, mais transparente e infinitamente mais barata”.
Em 2022, cerca de dois anos após o término do primeiro mandato do presidente Trump, duas subsidiárias da Trump Organization foram condenadas por um júri em Nova York por diversos crimes, incluindo fraude fiscal, falsificação de registros comerciais e conspiração. As condenações em todas as 17 acusações ocorreram três semanas após Trump anunciar sua candidatura para 2024.
No mês passado, a Trump Organization processou o Capital One na Flórida por, supostamente, fechar mais de 300 contas bancárias da empresa de forma “injustificável” após o tumulto no Capitólio dos EUA no dia 6 de janeiro de 2021. A ação alegava que o Capital One estava agindo com base em crenças “injustificadas e progressistas”, as quais precisavam se distanciar do presidente Trump e suas visões políticas conservadoras.
Antes do retorno de Trump à Casa Branca, a Trump Organization revelou um novo plano de ética que limitava o envolvimento do presidente nas decisões de gestão e em outros aspectos dos negócios enquanto ele estivesse no cargo.
Mas criptomoedas são outra história. O presidente Trump e a primeira-dama Melania Trump lançaram moedas meme pouco antes do novo mandato, adicionando bilhões de dólares em riqueza no papel ao patrimônio da família.
Eric Trump e seu irmão mais velho, Donald Trump Jr., estão indo ainda mais longe. Eles anunciaram recentemente planos para lançar uma stablecoin lastreada em dólar americano através de sua nova empresa, World Liberty Financial, e uma nova companhia de mineração de bitcoin chamada American Bitcoin, co-fundada com o CEO da Hut 8, Asher Genoot.
Eric Trump descreveu sua entrada no mundo cripto não como uma aposta financeira, mas como uma forma de resistência, e disse que a mudança começou durante o que ele chama de “guerra contra a indústria”. Bancos estavam fechando contas, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) estava reprimindo as exchanges, e usuários de criptomoedas estavam sendo “desbancarizados” simplesmente por possuírem moedas, ele afirmou.
“Eles estavam indo atrás das pessoas”, ele disse. “Eles estavam processando todo mundo. Bancos estavam fechando as contas de quem só queria ter bitcoin.”
Foi então que Eric Trump contou que começou a se associar com pessoas que pensavam como ele no universo das criptomoedas.
“Neste ponto, eu conheço quase todo mundo na indústria, de alguma forma”, ele disse. “Me apaixonei pela indústria há alguns anos e realmente mergulhei de cabeça”.
Na World Liberty Financial, os irmãos Trump estão apoiando uma iniciativa de stablecoin que visa competir com empresas como a Tether. Eric Trump não tinha uma resposta específica quando perguntado sobre como o projeto se destacaria em um campo já saturado, dizendo apenas: “Vamos fazer melhor, mais barato, mais rápido e com muita paixão”.
Enquanto isso, ele está trabalhando com Genoot para erguer a American Bitcoin, uma nova empreitada de mineração que pretende escalar rapidamente, e possivelmente abrir capital.
Genoot contou à CNBC que se conectou com os filhos de Trump através de amigos em comum e começou a trocar histórias sobre suas trajetórias no mundo cripto, o que levou a uma aliança empresarial.
Genoot disse que a empresa está sendo separada das plataformas de infraestrutura de energia e inteligência artificial mais amplas da Hut 8.
“Estamos realmente separando a maioria dos nossos ativos”, disse Genoot. “Estamos colocando eles na American Bitcoin”.
Eric Trump, que é co-fundador e diretor de estratégia da American Bitcoin, afirmou que “todos os países sofisticados estão usando seu excesso de energia para minerar bitcoin.”
Embora sua família esteja intimamente ligada à postura pró-cripto do atual governo, Eric Trump disse que não tem papel em políticas e nenhum contato com a Casa Branca. A presidência de seu pai foi fortemente financiada pela indústria cripto e, desde que retornou à Casa Branca, o presidente Trump recompensou seus apoiadores, assinando uma ordem executiva para criar uma reserva estratégica de bitcoin, além de perdoar o criador do Silk Road, Ross Ulbricht, e os três co-fundadores da exchange de criptomoedas BitMEX.
“Não tenho nada a ver com o governo, e francamente, não quero ter nada a ver com o governo”, disse Eric Trump. Mas ele deixou claro que os EUA precisam de um arcabouço regulatório que permita que as criptomoedas prosperem.
“Pode apostar que a China está correndo atrás disso. Todo o Oriente Médio também está correndo muito”, ele disse. “Nós ganhamos a corrida espacial. É melhor ganharmos a corrida das criptomoedas”.
____
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Confira a lista de Trump: mais de 180 países e territórios enfrentarão tarifas recíprocas
China pede que EUA cancelem tarifas recíprocas “imediatamente” e promete contramedidas
Com investimento de R$ 500 milhões, cidade no interior de São Paulo terá novo aeroporto internacional
'Certificação CARB é uma conquista histórica para a Be8', diz Erasmo Battistella
"Brasil ficou no mínimo, o que é um bom sinal", afirma economista sobre tarifas americanas