Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump diz que tarifas de 25% sobre México e Canadá podem não incluir petróleo: ‘O petróleo não terá nada a ver com isso’
Publicado 31/01/2025 • 07:44 | Atualizado há 9 meses
Nvidia amplia presença na Índia com investimento de US$ 2 bilhões para orientar startups de IA
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
COP30 tem início no Brasil — e a ausência de Trump paira sobre a cúpula climática
Carros elétricos no Brasil: crescimento de 85% em 2024 não basta para consolidar mercado
AMBIPAR: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo
Publicado 31/01/2025 • 07:44 | Atualizado há 9 meses
KEY POINTS
Donald Trump confirmou que imporá tarifas de 25% sobre importações do México e do Canadá a partir de fevereiro, cumprindo ameaças feitas semanas antes. As tarifas generalizadas sobre produtos desses países entrarão em vigor no sábado, 1º de fevereiro.
No entanto, falando a repórteres no Salão Oval na noite de quinta-feira, Trump disse que sua administração ainda não determinou se as importações de petróleo serão incluídas na política, destacando que a decisão dependerá de como as duas nações “nos tratam corretamente” e “se o petróleo está com preço adequado”.
“O petróleo não terá nada a ver com isso, no que me diz respeito”, afirmou. “Provavelmente tomaremos essa decisão hoje à noite sobre o petróleo. Porque eles nos enviam petróleo, vamos ver – depende de qual será o preço.”
Os contratos de março para o Brent — referência global para os preços do petróleo — estavam ligeiramente mais altos às 8h06 (horário de Londres), sendo negociados a cerca de US$ 76,92 por barril. Trump disse a repórteres que as tarifas iminentes estavam sendo usadas como alavanca “por vários motivos” e “podem ou não aumentar com o tempo”.
“O primeiro é o número de pessoas que entraram no nosso país de forma horrível e em grande quantidade”, afirmou. “O segundo são as drogas, como o fentanil e outras, que têm chegado ao país. E o terceiro são os enormes subsídios que estamos dando ao Canadá e ao México na forma de déficits.”
“Vou impor a tarifa de 25% ao Canadá e, separadamente, 25% ao México, e realmente teremos que fazer isso porque temos déficits muito grandes com esses países”, acrescentou.
Representantes dos governos mexicano e canadense não estavam imediatamente disponíveis para comentar quando contatados pela CNBC, embora ambos os países já tenham prometido responder às tarifas com medidas próprias.
“Se houver tarifas dos EUA, o México também aumentará as tarifas”, disse a presidente Claudia Sheinbaum em uma coletiva de imprensa na semana passada, segundo a agência de notícias Reuters, acrescentando que isso desencadearia aumentos de preços para os consumidores americanos.
Falando ao programa Squawk on the Street da CNBC no início deste mês, a ministra do comércio internacional do Canadá, Mary Ng, disse que “tudo está sobre a mesa” quando se trata de responder às tarifas dos EUA, sem descartar a possibilidade de impostos sobre exportações de energia para os Estados Unidos.
“Se você colocar tarifas sobre o Canadá, o que isso realmente fará será tornar as coisas mais caras para os americanos”, afirmou. No entanto, há preocupações de que as tarifas também afetem consumidores no Canadá e no México. No início desta semana, por exemplo, formuladores de políticas do Banco do Canadá alertaram que tais medidas dos EUA poderiam gerar inflação persistente no país.
Tanto o peso mexicano quanto o dólar canadense subiram ligeiramente em relação ao dólar americano na manhã de sexta-feira, recuperando as perdas registradas durante a noite.
O peso subiu 0,3% às 8h18 (horário de Londres), enquanto o dólar canadense ganhou 0,2% em relação ao dólar americano.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.
Mais lidas
1
SÉRIE EXCLUSIVA 2 — O escândalo Ambipar: suspeitas em contrato e em manobra judicial
2
AMBIPAR: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo
3
Bets consomem 13% do orçamento destinado à alimentação e mudam hábitos das famílias
4
Após recorde em 2024, indústria eletroeletrônica projeta queda no primeiro semestre
5
Nobel de Economia 2025 premia trio por teoria do crescimento sustentado pela inovação