CNBC
O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa durante uma reunião de gabinete na Sala do Gabinete da Casa Branca, em Washington, DC, em 30 de abril de 2025.

CNBCWashington D.C. processa Trump por tomada federal do controle da polícia

Mundo

Trump Jr. visitará a Coreia do Sul na próxima semana enquanto guerra comercial continua

Publicado 23/04/2025 • 10:23 | Atualizado há 4 meses

AFP

KEY POINTS

  • O filho do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump Jr, visitará a Coreia do Sul na próxima semana, disse um conglomerado local nesta quarta-feira (23), enquanto Seul enfrenta tarifas dos EUA e um vácuo de liderança interno.
  • A Coreia do Sul, aliada dos EUA e grande exportadora para os Estados Unidos, foi atingida por tarifas gerais de 10%, além de tarifas de 25% sobre suas exportações de automóveis e aço para os EUA.
  • A Coreia do Sul, cuja economia depende das exportações, sofre com um vácuo de liderança desde dezembro, quando o ex-presidente Yoon Suk Yeol declarou brevemente lei marcial. A desastrosa declaração resultou na destituição de Yoon.
Torre de Seul e flor de cerejeira rosa, temporada de Sakura na primavera, Seul na Coreia do Sul

Torre de Seul e flor de cerejeira rosa, temporada de Sakura na primavera, Seul na Coreia do Sul

Imagem de tawatchai07 no Freepik

O filho do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visitará a Coreia do Sul na próxima semana, disse um conglomerado local nesta quarta-feira (23), enquanto Seul enfrenta tarifas dos EUA e um vácuo de liderança interno.

Donald Trump Jr. “visitará a Coreia do Sul na próxima semana”, disse um porta-voz do conglomerado sul-coreano e gigante do varejo Shinsegae à AFP, sem divulgar a data exata.

A Coreia do Sul, aliada dos EUA e grande exportadora para os Estados Unidos, foi atingida por tarifas gerais de 10%, além de tarifas de 25% sobre suas exportações de automóveis e aço para os EUA.

Leia mais:

A Coreia do Sul, cuja economia depende das exportações, sofre com um vácuo de liderança desde dezembro, quando o ex-presidente Yoon Suk-yeol declarou brevemente lei marcial. A desastrosa declaração resultou na destituição de Yoon.

Os Estados Unidos inicialmente ameaçaram a Coreia do Sul com tarifas “recíprocas” de 25%, até que Trump suspendeu seu programa de tarifas para todos os países, exceto a China, por 90 dias.

Dois ministros sul-coreanos devem realizar conversas comerciais em Washington na quinta-feira (24), com o ministro das Relações Exteriores Cho Tae-yul dizendo que Seul “não tem intenção de encerrar apressadamente” as negociações.

A agência de notícias sul-coreana Yonhap disse que a visita de Trump Jr. foi a convite do presidente da Shinsegae, Chung Yong-jin, e que ele planeja se reunir com importantes líderes empresariais durante sua viagem à quarta maior economia da Ásia.

Seul anunciou medidas emergenciais de apoio à sua indústria automotiva neste mês, para amortecer o impacto das tarifas dos EUA sobre esse setor vital.

O presidente dos EUA também sugeriu que o compartilhamento dos custos dos cerca de 28.500 soldados americanos estacionados na Coreia do Sul para defendê-la da Coreia do Norte, com armas nucleares, deveria fazer parte das negociações com Seul.

Autoridades sul-coreanas disseram que tais discussões estão fora de questão, embora Cho tenha dito na quarta-feira que Seul está aberta a ouvir as opiniões do presidente Trump caso ele aborde o assunto.

Trump Jr., de 47 anos, convidou Chung para o resort Mar-a-Lago de seu pai na Flórida em dezembro passado, quando o presidente da Shinsegae, cujo avô fundou o grupo Samsung, se encontrou com o então presidente eleito, segundo a Yonhap.

A Coreia do Sul deve realizar uma eleição presidencial extraordinária em 3 de junho.

A Yonhap disse que líderes empresariais sul-coreanos teriam pressionado Chung para facilitar a visita de Trump Jr., a fim de estabelecer uma linha de comunicação com o governo Trump.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo