CNBC

CNBCCEO da Apple nega que aumento de preços do iPhone seja por tarifas

Mundo

Trump usa novos poderes de interferência no setor privado para impedir fechamento de siderúrgica

Publicado 20/09/2025 • 13:42 | Atualizado há 3 horas

Siderúrgicas.

Siderúrgicas.

Unsplash.

O governo Trump interveio para impedir que a U.S. Steel paralisasse as operações em sua fábrica em Granite City, Illinois, exercendo novos poderes vinculados à recente aquisição da empresa.

A siderúrgica havia informado quase 800 trabalhadores que a usina fecharia em novembro, ressaltando, porém, que eles ainda receberiam seus salários. Mas, depois que o Secretário do Comércio, Howard Lutnick, alertou o CEO Dave Burritt de que o governo não permitiria isso, a U.S. Steel voltou na sexta-feira, afirmando que a unidade continuaria laminando placas para a produção de chapas de aço, informou o Wall Street Journal, citando uma pessoa familiarizada com o assunto.

A intervenção marcou a primeira utilização por Trump dos chamados direitos de “golden share”, acordo de segurança nacional que deu à Casa Branca poder de veto sobre fechamentos de fábricas, mudanças na produção offshore e outras decisões estratégicas.

A U.S. Steel não respondeu imediatamente à CNBC para comentários.

A medida destaca a crescente influência de Trump no setor privado. No mês passado, o presidente disse que o governo iria assumir uma participação de 10% na Intel, depois que o fabricante de chips recebeu bilhões em subsídios sob a Lei de Chips de 2022.

Em junho, quando o acordo foi anunciado, Trump disse aos trabalhadores da U.S. Steel que o Japão seria um “ótimo parceiro”. O governo Trump está atualmente envolvido em negociações comerciais com o Japão, enquanto os investidores aguardam ansiosamente sinais de que os EUA fecharão acordos com parceiros importantes que evitem tarifas elevadas.

Trump disse aos metalúrgicos que a Nippon havia concordado em manter os altos-fornos da U.S. Steel operando em plena capacidade por no mínimo 10 anos. O presidente afirmou que o acordo não resultaria em demissões e prometeu que não haveria “nenhuma terceirização”. Na ocasião, ele afirmou que os trabalhadores receberiam um bônus de US$ 5.000.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo