CNBC

CNBCFord prepara elétrico acessível que dirige sozinho para 2028

Mundo

Trump vai proibir grandes investidores de comprarem casas nos EUA; entenda

Publicado 07/01/2026 • 17:08 | Atualizado há 1 dia

KEY POINTS

  • O presidente Donald Trump afirmou que está tomando medidas para proibir grandes investidores institucionais de comprarem casas unifamiliares nos Estados Unidos e que pedirá ao Congresso que transforme a proposta em lei
  • Segundo Trump, a compra de imóveis por empresas e fundos reduziu a oferta de casas para famílias e ajudou a elevar os preços, tornando o acesso à moradia mais difícil, especialmente para jovens americanos
  • A declaração teve impacto no mercado: ações de empresas ligadas ao aluguel de casas, como Invitation Homes, Blackstone, Apollo Global Management e BlackRock, registraram queda após o anúncio
donald trump

Brendan SMIALOWSKI / AFP

Presidente dos EUA, Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (7) que está tomando medidas para proibir grandes investidores institucionais de comprarem casas residenciais no país. Segundo ele, o objetivo é ampliar o acesso à moradia para famílias e compradores individuais.

“Quem mora em casa são pessoas, não empresas”, declarou Trump ao comentar a proposta.

Em uma publicação na rede social Truth Social, o presidente argumentou que, durante décadas, comprar uma casa representava o auge do chamado “Sonho Americano”, como recompensa pelo trabalho e pela estabilidade financeira. No entanto, segundo Trump, esse objetivo tem se tornado cada vez mais distante para muitos americanos, especialmente os mais jovens.

Leia mais:
Entenda como proposta de Trump no Medicaid pode alterar cobertura de saúde
Por que Trump quer a Groenlândia e o que a torna tão importante para a segurança nacional

“Por causa da inflação recorde causada por Joe Biden e pelos Democratas no Congresso, esse sonho está cada vez mais fora do alcance para muitas pessoas”, afirmou. Trump acrescentou que pretende pedir ao Congresso que transforme a medida em lei.

Nos últimos anos, fundos de private equity, fundos imobiliários e grandes investidores institucionais ampliaram significativamente suas carteiras de casas destinadas ao aluguel. Críticos desse modelo argumentam que a concentração de imóveis nas mãos de empresas reduz a oferta para quem deseja comprar e contribui para a alta dos preços.

A fala do presidente teve impacto imediato no mercado. As ações da Invitation Homes, maior empresa de aluguel de casas unifamiliares dos Estados Unidos, caíram cerca de 6%. Os papéis da Blackstone, que também atua no segmento, recuaram aproximadamente 5%. Outras gestoras com exposição ao setor imobiliário, como Apollo Global Management e BlackRock, também registraram queda.

Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre como a proibição seria implementada nem o alcance exato da medida.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;