Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
UE mantém resiliência, mas enfrenta tensões comerciais e outros desafios, diz FMI
Publicado 19/06/2025 • 16:20 | Atualizado há 3 meses
OpenAI inaugura primeiro data center do projeto Stargate no Texas em aposta bilionária na infraestrutura de IA
YouTube vai permitir que criadores banidos por desinformação sobre Covid-19 e eleições peçam para voltar para a plataforma
Powell diz que desaceleração no mercado de trabalho motivou corte de juros e prevê ‘situação desafiadora’ pela frente
‘Workslop’ gerado por IA ameaça produtividade e confiança em empresas
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional na Europa é um atrativo-chave para talentos com Trump reformulando visto H-1B
Publicado 19/06/2025 • 16:20 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Uma placa anunciando as Reuniões de Primavera do Fundo Monetário Internacional/Banco Mundial é vista do lado de fora da sede do FMI em Washington, DC, em 17 de abril de 2025. As Reuniões de Primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI) começam em 14 de abril, com o Banco empenhado em promover sua agenda para impulsionar a criação de empregos em economias de mercados emergentes e em desenvolvimento.
Jim Watson/AFP
A economia da União Europeia mantém a resiliência, com desemprego em patamares historicamente baixos, inflação geral amplamente dentro da meta e um sistema financeiro estável, segundo avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Em relatório publicado nesta quinta-feira (19), porém, o Fundo destaca que o bloco enfrenta crescentes desafios, incluindo tensões comerciais, aumento da demanda por gastos com defesa e a necessidade de garantir a segurança energética, ao mesmo tempo em que lida com níveis de produtividade abaixo do ideal, o rápido envelhecimento da população e a tendência de crescimento fraco no médio prazo.
Leia mais
UE aprova compra do Banco BPM pela UniCredit com condições, para preservar concorrência
Incertezas no sistema de comércio global prejudicam economia da Europa, diz presidente do BCE
Para o FMI, aprofundar o mercado único da UE é a principal ferramenta disponível para o bloco impulsionar investimentos, assim como a inovação e a produtividade.
“(A maior integração do mercado único) pode ajudar a incorporar externalidades positivas de investimentos transfronteiriços, alavancar economias de escala e evitar esforços nacionais duplicados e custosos”, diz o documento.
O FMI aponta também que garantir consolidações fiscais ordenadas e favoráveis ao crescimento, abordando os riscos específicos de cada país da UE, é fundamental para “preservar a sustentabilidade fiscal e gerenciar pressões de gastos de longo prazo” ligadas ao envelhecimento populacional e ao aumento dos gastos com segurança.
Ainda no relatório, o Fundo afirma que diversificar os laços econômicos e expandir a integração comercial da UE pode reforçar ainda mais a concorrência e fortalecer a resiliência econômica.
“Garantir a estabilidade de preços e financeira continua sendo a base para enfrentar esses desafios de longo prazo”, diz o FMI.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ibovespa B3 bate novo recorde histórico após Trump anunciar encontro com Lula
Epic divulga em seu evento anual novas ferramentas de IA para pacientes e médicos
PF prende oito suspeitos por furto de R$ 1,22 milhões no sistema Pix
Exportações de carne bovina crescem, mas tarifaço derruba vendas aos EUA
Amazon apresenta agente de IA para ajudar vendedores com tarefas tediosas