CNBC

CNBCFord prepara elétrico acessível que dirige sozinho para 2028

Mundo

UE-Mercosul: Alemanha se diz confiante em relação a acordo com Itália

Publicado 07/01/2026 • 12:22 | Atualizado há 1 dia

KEY POINTS

  • “Estamos muito confiantes de que a Itália aprovará agora este acordo com o Mercosul, após o que o governo federal (alemão) continuará a empenhar todos os esforços para obter o acordo de todos os Estados-membros” da UE, declarou o porta-voz do governo alemão, Stefan Kornelius, durante uma coletiva de imprensa regular em Berlim.
  • As ressalvas da Itália em relação ao acordo União Europeia-Mercosul baseiam-se principalmente em preocupações econômicas e de padrões de produção.
  • Na terça-feira (6), a Comissão Europeia ofereceu um incentivo aos agricultores descontentes com o acordo comercial com o bloco sul-americano Mercosul e com os planos de reformulação dos subsídios agrícolas da UE, prometendo fundos adicionais para o setor.

O governo alemão declarou-se, nesta quarta-feira (7), ‘muito confiante’ de que a Itália dê ‘agora’ o seu aval ao tratado comercial UE-Mercosul, cuja assinatura, prevista para dezembro passado, fora adiada para janeiro sob pressão de Paris e Roma.

“O dossiê Mercosul está prestes a ser concluído (…) Estamos muito confiantes de que a Itália aprovará agora este acordo com o Mercosul, após o que o governo federal (alemão) continuará a empenhar todos os esforços para obter o acordo de todos os Estados-membros” da UE, declarou o porta-voz do governo alemão, Stefan Kornelius, durante uma coletiva de imprensa regular em Berlim.

As ressalvas da Itália em relação ao acordo União Europeia-Mercosul baseiam-se principalmente em preocupações econômicas e de padrões de produção. O país possui um setor agrícola muito forte e politicamente influente (liderado por organizações como a Coldiretti), e teme que a entrada de produtos sul-americanos (como carne bovina, aves e açúcar) com custos de produção muito menores prejudique os agricultores italianos.

Leia também: França fecha o cerco a alimentos do Mercosul e ameaça acordo com a UE

 Os italianos exigem que os produtores do Mercosul sigam as mesmas regras rigorosas que os produtores europeus seguem em termos de uso de agrotóxicos, normas sanitárias, bem-estar animal e direitos trabalhistas. Sem essa igualdade, a Itália considera a competição desleal.

Há também uma preocupação com o uso de pesticidas e herbicidas no Mercosul que são proibidos na União Europeia. A Itália argumenta que isso representa um risco para a saúde dos consumidores e uma desvantagem regulatória para seus próprios produtores.

Subsídio

Na terça-feira (6), a Comissão Europeia ofereceu um incentivo aos agricultores descontentes com o acordo comercial com o bloco sul-americano Mercosul e com os planos de reformulação dos subsídios agrícolas da UE, prometendo fundos adicionais para o setor.

A Comissão Europeia planeja ajustar sua proposta orçamentária para 2028-2034, permitindo que os agricultores tenham acesso antecipado a cerca de 45 bilhões de euros (US$ 53 bilhões – R$ 284,6 bilhões), entre outras reformas para apoiar o setor agrícola europeu, escreveu a presidente da UE, Ursula von der Leyen, em uma carta.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;