‘Um homem do povo’: líderes mundiais reagem à morte do Papa Francisco
Publicado 21/04/2025 • 07:35 | Atualizado há 2 horas
BREAKING NEWS
China promete retaliação contra países que apoiarem os esforços dos EUA para isolá-la
Trump pode fazer mudanças radicais no Departamento de Estado dos EUA, segundo documento obtido pela CNBC
Chegando à aposentadoria? Estas estratégias podem proteger suas economias da volatilidade tarifária
Especialistas veem riscos maiores de estagflação. Veja o que isso significa para o bolso americano
Global Payments anuncia acordo de US$ 24 bilhões para comprar a Worldpay
Publicado 21/04/2025 • 07:35 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Foto: GREGORIO BORGIA/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Homenagens e condolências chegaram de todo o mundo após a notícia da morte do Papa Francisco, que faleceu na segunda-feira (21) aos 88 anos.
Francisco, eleito o 266º papa da igreja após a aposentadoria de Bento XVI em 2013, foi o primeiro papa jesuíta e o primeiro papa do Hemisfério Sul, nascido na Argentina, filho de pais ítalo-argentinos.
Leia mais:
Ele causou impacto durante seu papado como um reformador que muitas vezes abalou os setores mais conservadores da Igreja Católica, mas ganhou popularidade entre os progressistas que abraçaram sua defesa da justiça social e apoio a grupos marginalizados.
Últimos momentos e tributos dos EUA
O último encontro oficial de Francisco foi com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, no Domingo de Páscoa, apenas um dia antes de seu falecimento.
Em uma postagem na rede X, Vance escreveu: “Acabei de saber do falecimento do Papa Francisco. Meu coração está com os milhões de cristãos em todo o mundo que o amavam. Fiquei feliz em vê-lo ontem, embora estivesse obviamente muito doente. Sempre me lembrarei dele pela homilia abaixo que ele deu nos primeiros dias da COVID. Foi realmente muito bonita. Que Deus descanse sua alma.”
A conta oficial da Casa Branca na rede X postou duas fotos do papa, uma com o Presidente Donald Trump e sua esposa Melania, e a outra com Vance, acompanhadas de uma legenda que dizia: “Descanse em paz, Papa Francisco.”
Trump lamentou a morte do papa Francisco em sua rede social, a Truth Social. “Descanse em paz, Papa Francisco. Que Deus o abençoe e também a todos que o amavam!”, escreveu.
Javier Milei, presidente da Argentina
Javier Milei, presidente da Argentina, terra natal do papa, publicou um comunicado oficial, além de uma mensagem pessoal se despedindo do líder religioso.
“Com profunda dor, soube nesta triste manhã que o Papa Francisco, Jorge Bergoglio, faleceu hoje e já se encontra descansando em paz. Apesar de diferenças que hoje parecem menores, tê-lo conhecido em sua bondade e sabedoria foi uma verdadeira honra para mim. Como Presidente, como argentino e, fundamentalmente, como um homem de Fé, me despeço do Santo Padre e acompanho todos os que hoje se deparam com esta triste notícia. QEPD. (Que descanse em paz.)”
— Oficina del Presidente (@OPRArgentina) April 21, 2025
Lula, presidente do Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou na manhã desta segunda-feira (21) uma nota oficial se despedindo do Papa Francisco e decretou luto de 7 dias no Brasil pela morte do líder católico.
“A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”, escreveu. “O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações.”
Desde que assumiu seu terceiro mandato como presidente, Lula esteve com o papa argentino em duas oportunidades: em junho de 2023, em uma viagem oficial à Itália, e em uma reunião do G7 em junho de 2024.
Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália
A primeira-ministra italiana Giorgia Meloni postou uma mensagem emocionada em sua conta oficial no Facebook, dizendo: “O Papa Francisco voltou à casa do Pai. Uma notícia que nos dói profundamente, porque um grande homem e um grande pastor nos deixa. Tive o privilégio de desfrutar de sua amizade, seus conselhos e seus ensinamentos, que nunca diminuíram, mesmo em tempos de provações e sofrimentos.”
Emmanuel Macron, presidente da França
O presidente francês Emmanuel Macron, em uma postagem na rede X, escreveu: “De Buenos Aires a Roma, o Papa Francisco queria que a Igreja trouxesse alegria e esperança aos mais pobres. Que ela una as pessoas entre si e com a natureza. Que essa esperança continue a viver além dele. Minha esposa e eu enviamos nossos pensamentos a todos os católicos e ao mundo enlutado.”
Dick Schoof, primeiro-ministro da Holanda
O primeiro-ministro holandês Dick Schoof na rede X descreveu Francisco como “em todos os sentidos um homem do povo.”
Rei Charles, Família Real do Reino Unido
O Rei Charles, do Reino Unido, emitiu uma declaração da Família Real, dizendo que ele e a rainha “lamentam a perda devastadora deste fiel seguidor de Jesus Cristo” e que o falecido Papa será “lembrado por sua compaixão, sua preocupação com a unidade da Igreja e por seu incansável compromisso com as causas comuns de todas as pessoas de fé”.
Friedrich Merz, líder da União Democrata Cristã (CDU) da Alemanha
Friedrich Merz, líder da União Democrata Cristã (CDU) e possivelmente o próximo chanceler da Alemanha, postou uma nota de condolências descrevendo o “compromisso incansável do Papa Francisco com os mais fracos da sociedade, com a justiça e a reconciliação.”
Andrzej Duda, presidente da Polônia
O presidente polonês Andrzej Duda elogiou o líder do Vaticano por ser “guiado pela humildade e modéstia.”
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão da União Europeia
A presidente da Comissão da União Europeia, Ursula von der Leyen, em um comunicado na rede X, exaltou a “humildade e amor tão puro de Francisco pelos menos afortunados”, acrescentando que seus “pensamentos estão com todos que sentem essa perda profunda.”
Isaac Herzog, presidente de Israel
O presidente israelense Isaac Herzog expressou suas “mais profundas condolências ao mundo cristão e especialmente às comunidades cristãs em Israel – a Terra Santa – pela perda de seu grande pai espiritual, Sua Santidade o Papa Francisco.” O Papa há muito denunciava a violência no Oriente Médio e pedia enfaticamente um cessar-fogo na guerra Israel-Hamas em Gaza.
Esmaeil Baghaei, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baghaei, também ofereceu suas condolências aos cristãos de todo o mundo pelo falecimento do Papa Francisco, de acordo com uma tradução da NBC de uma postagem no Telegram da agência de notícias semi-oficial do Irã, Fars News.
Vladimir Putin, presidente da Rússia
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, elogiou o Papa Francisco como um “defensor do humanismo e da justiça” e destacou seus esforços para promover o diálogo entre as igrejas Ortodoxa e Católica.
Em uma carta enviada ao Vaticano e divulgada pelo Kremlin, Putin exaltou o “sábio” Papa Francisco como um “defensor consistente dos altos valores do humanismo e da justiça”. Ele acrescentou que o pontífice “promoveu ativamente o diálogo entre as Igrejas Ortodoxa Russa e Católica Romana”.
Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul
O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, prestou homenagem à “extraordinária trajetória de vida” do falecido papa Francisco e elogiou seus esforços em prol da inclusão.
O pontífice argentino, de 88 anos, “defendeu uma visão de mundo pautada pela inclusão, igualdade e cuidado com indivíduos e grupos marginalizados, além da gestão responsável e sustentável do meio ambiente”, disse Ramaphosa em comunicado.
Bola Tinubu, presidente da Nigéria
O presidente da Nigéria, Bola Tinubu descreveu o papa como “incansável defensor dos pobres” e “a voz mais incisiva do mundo” contra as mudanças climáticas.
“Hoje, com o coração pesado, junto-me aos fiéis católicos e aos cristãos de todo o mundo no luto pela morte do papa Francisco”, declarou Tinubu em comunicado. “Enfim, o Senhor o chamou para casa… fazendo o mundo perder sua voz mais incisiva por justiça e ação contra a crise climática.”
Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha
O primeiro-ministro da Espanha, o socialista Pedro Sánchez, destacou o compromisso do papa “com os mais vulneráveis”, em uma mensagem na rede social X.
“Lamento a morte do Papa Francisco. Seu compromisso com a paz, a justiça social e os mais vulneráveis deixa um legado profundo”, escreveu Sánchez.
Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina
O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, também prestou homenagens ao papa Francisco, a quem descreveu como “um amigo fiel do povo palestino”, segundo a agência de notícias oficial Wafa.
“Perdemos no dia de hoje um amigo fiel do povo palestino”, escreveu Abbas, destacando que o pontífice argentino “reconheceu o Estado palestino e autorizou que a bandeira palestina fosse hasteada no Vaticano”.
Ferdinand Marcos, presidente das Filipinas
O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos, juntou-se à comoção global pela morte do papa Francisco, descrevendo-o como um homem de “fé profunda e humildade”.
“O papa Francisco liderou não apenas com sabedoria, mas com o coração aberto a todos, especialmente aos pobres e esquecidos”, afirmou Marcos, que governa o maior bastião do catolicismo na Ásia. “É um dia profundamente triste”, escreveu ele em sua página no Facebook.
Governo interino de Bangladesh
O governo interino de Bangladesh também prestou homenagem ao Papa Francisco, com o ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, elogiando o falecido pontífice como um “verdadeiro amigo e espírito semelhante”.
Yunus, de 84 anos, compartilhava uma “profunda conexão” com Francisco, afirmou seu gabinete em um comunicado. O pioneiro das microfinanças assumiu como líder interino de Bangladesh, país de maioria muçulmana, após uma revolta em massa que derrubou o governo em agosto de 2024.
“O Papa Francisco foi uma figura imponente de clareza moral, humildade e compaixão em nosso tempo”, diz a declaração, detalhando como os homens trabalharam juntos em esforços compartilhados por justiça social e cuidado com o mundo natural.
“Sua dedicação ao longo da vida à justiça, à paz e à dignidade de cada ser humano repercutiu muito além do mundo católico”, disse.
“Sua liderança, enraizada nos valores de fraternidade e serviço, inspirou esforços globais para ajudar os pobres, proteger os vulneráveis e construir um mundo mais humano e pacífico.”
Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria
O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, escreveu: “Obrigado por tudo, Santo Padre. Nos despedimos de você”, em uma breve publicação no Facebook após a morte do papa Francisco.
O premiê nacionalista acompanhou a mensagem com uma foto de um de seus encontros com Francisco, que elogiou a renovação da Igreja na Hungria e, ao mesmo tempo, incentivou a Europa a acolher mais migrantes.
Anura Kumara Dissanayake, presidente do Sri Lanka
O presidente do Sri Lanka, Anura Kumara Dissanayake, prestou homenagem ao papa Francisco nesta segunda-feira, afirmando que o falecido pontífice deixou um legado de “compaixão, justiça e harmonia inter-religiosa”.
Dissanayake, que lidera a nação sul-asiática de maioria budista com 22 milhões de habitantes, declarou que o “compromisso inabalável do papa com a paz, a compaixão e a humanidade deixou uma marca indelével no mundo”.
Joseph Aoun, presidente cristão do Líbano
O presidente cristão do Líbano, Joseph Aoun, destacou o Papa Francisco como um “querido amigo e forte apoiador” do país multiconfessional atingido pela crise.
“Nunca esqueceremos seus repetidos apelos para proteger o Líbano e preservar sua identidade e diversidade”, disse Aoun — o único presidente cristão do mundo árabe — em um comunicado na conta X da presidência, chamando a morte de Francisco de “uma perda para toda a humanidade, pois ele era uma voz poderosa pela justiça e paz” que pedia “diálogo entre religiões e culturas”.
*com informações da AFP
____
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Papa Francisco, o primeiro pontífice das Américas, morre aos 88 anos
Chery lança LEPAS L8 de olho no segmento premium global
'Um homem do povo': líderes mundiais reagem à morte do Papa Francisco
Lula decreta luto de 7 dias no Brasil após morte do Papa Francisco: "A humanidade perde hoje uma voz de respeito"
Sinos da catedral de Notre-Dame em Paris tocam 88 vezes em homenagem ao Papa