União Europeia quer taxar produtos dos EUA em até 25%, mas deixa bourbon de fora
Publicado 08/04/2025 • 13:13 | Atualizado há 3 semanas
Amazon desistiu de exibir o custo das tarifas em seus produtos após ligação de Trump para Bezos
Tarifas de Trump pressionam empresas e podem aumentar preços: ‘Pequenas famílias locais são as que pagam por isso’, diz dona de sorveteria
Jim Cramer diz que políticos não devem esquecer que ‘acionistas são um grupo de interesse’
Ações da Super Micro despencam após fabricante de servidores divulgar resultados financeiros preliminares fracos
Snap, do Snapchat, tem crescimento acima do esperado no primeiro trimestre
Publicado 08/04/2025 • 13:13 | Atualizado há 3 semanas
A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante entrevista à imprensa em 7 de abril de 2025.
European Commission President Ursula von der Leyen looks on during a press conference with Norway's Prime Minister at the EU Commission headquarters in Brussels on April 7, 2025. (Photo by Nicolas TUCAT / AFP)
A União Europeia (UE) quer taxar produtos dos EUA em até 25%, mas deixa de fora da lista o bourbon americano. A taxação é uma resposta ao tarifaço anunciado por Trump na semana passada. A ideia de poupar a bebida americana é uma tentativa evitar represálias aos exportadores de destilados da Europa, segundo um documento obtido pela AFP nesta terça-feira (8).
O bloco quer demonstrar força frente à taxação de Trump, enquanto Bruxelas busca negociar novas tarifas com Washington. Os grandes exportadores de bebidas da Europa, como a França e a Itália, foram os responsáveis por pressionar para que o bourbon ficasse de fora. O temor ocorre após Trump ameaçar retaliar com uma tarifa de 200% sobre bebidas alcoólicas europeias.
A lista final vista pela AFP foi enviada à representante dos estados-membros da UE antes de uma votação agendada para quarta-feira (9). Ela inclui soja, aves, arroz, milho-doce, frutas e nozes, madeira, motocicletas, plásticos, têxteis, pinturas, equipamentos elétricos, maquiagem e outros produtos de beleza.
Os estados-membros da UE têm se unido em um esforço de negociação para evitar uma guerra comercial. O porta-voz de comércio da UE, Olof Gill, afirmou que a UE consultará os estados-membros e a indústria sobre o plano antes de concordar com as “medidas finais” que serão votadas pelas capitais europeias. No entanto, declarou nesta terça-feira, a Comissão Europeia poderá apresentar as medidas “já na próxima semana”.
Essa lista seria uma segunda etapa da retaliação às tarifas de Trump. A primeira etapa já está em curso, e se deve ao restabelecimento, em meados de abril, de taxas contra os EUA que estavam suspensas. A segunda parte da resposta envolve um novo conjunto de tarifas direcionadas a produtos dos EUA, conforme o documento.
Se aprovadas, a maioria das tarifas entrará em vigor em meados de maio, enquanto algumas, como as tarifas sobre amêndoas, começarão em dezembro.
Inicialmente, Bruxelas estimou que as tarifas dos EUA atingiriam US$ 28 bilhões em suas exportações, e a resposta europeia afetaria o mesmo valor em produtos americanos. Mas o chefe de comércio da UE, Maros Sefcovic, afirmou na segunda-feira que “não chegará ao nível de 26 bilhões de euros (US$ 28 bilhões), porque ouvimos com muita atenção nossos estados-membros”.
O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, reiterou na segunda-feira que Roma não queria que o bourbon fosse incluído, pois seria “contraproducente”.
“Seria prejudicial às nossas exportações de vinho”, disse ele a repórteres em Luxemburgo, durante uma reunião dos ministros do comércio da UE para discutir as novas tarifas abrangentes anunciadas por Trump na semana passada.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Liubliana lidera ranking de cidades mais pró-criptomoedas do mundo
Famosa pelo miojo, Nissin lança chocolate no Brasil; veja detalhes
Waymo e Toyota fecham parceria para levar tecnologia de carros autônomos a veículos pessoais
Amazon desistiu de exibir o custo das tarifas em seus produtos após ligação de Trump para Bezos
Tribunal Superior da UE considera ilegais os esquemas de 'passaporte dourado'