CNBC

CNBCBCE amplia acesso global à liquidez em euros e tenta fortalecer moeda

Mundo

Veneno de rã e armas biológicas: Reino Unido prepara sanções após revelação sobre morte de opositor russo

Publicado 15/02/2026 • 09:24 | Atualizado há 2 horas

AFP

KEY POINTS

  • Cientistas de cinco nações europeias detectaram a toxina letal epibatidina, originária de rãs equatorianas, em amostras do corpo de Alexei Navalny.
  • O governo britânico afirma que apenas o Estado russo possuía meios e motivos para utilizar tal substância, classificando o ato como uso de arma biológica.
  • Yulia Navalnaya, viúva do opositor, declarou que o assassinato está agora "comprovado pela ciência", enquanto o Kremlin nega as acusações.

Evgeny Feldman / Novaya Gazeta / Creative Commons

Líder da oposição russa, Alexei Navalny

O Reino Unido considerará “aumentar as sanções” contra a Rússia após descobertas de cinco estados europeus de que o líder da oposição, Alexei Navalny, foi morto por uma toxina de rã-flecha em uma prisão russa, afirmou a ministra das Relações Exteriores britânica, Yvette Cooper, neste domingo (15).

“Continuamos a considerar ações coordenadas, incluindo o aumento das sanções ao regime russo“, disse Cooper à BBC durante a Conferência de Segurança de Munique, onde o Reino Unido, França, Alemanha, Holanda e Suécia anunciaram conclusões de que o Estado russo era o principal suspeito de envenenar Navalny há dois anos.

Navalny, um crítico ferrenho do presidente Vladimir Putin, morreu em uma prisão russa em condições misteriosas no dia 16 de fevereiro de 2024, enquanto cumpria uma pena de 19 anos. Os cinco países europeus disseram no sábado (14) que uma toxina letal conhecida como epibatidina, encontrada em rãs-flecha equatorianas, foi detectada em análises laboratoriais de amostras de seu corpo.

Leia também:
Rússia boicota WhatsApp e Telegram: o que sabemos até então?

Cooper afirmou à Sky News que a toxina também pode ser produzida de forma sintética. “Sabemos que o regime russo teve a posse desta substância química específica“, declarou a ministra das Relações Exteriores britânica.

“A Rússia alegou que Navalny morreu de causas naturais. Mas, dada a toxicidade da epibatidina e os sintomas relatados, o envenenamento era a causa altamente provável de sua morte”, afirmaram os países europeus em um comunicado conjunto no sábado.

O Ministério das Relações Exteriores da Grã-Bretanha afirmou separadamente que “apenas o Estado russo tinha os meios, o motivo e a oportunidade de implantar esta toxina letal”. E acrescentou: “Nós o (Rússia) consideramos responsável por sua morte“.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, enalteceu a “coragem de Navalny diante da tirania” em uma postagem nas redes sociais, condenando a “intenção assassina de Putin”.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia e a embaixada de Moscou em Londres rejeitaram o relatório ocidental.

O Kremlin nunca deu uma explicação completa para a morte de Navalny, dizendo apenas que ele passou mal e morreu repentinamente após uma caminhada em sua colônia penal. Putin disse em 2024 que Navalny havia “falecido”. O líder da oposição morreu pouco antes de uma eleição presidencial na Rússia.

Leia também:
UE proíbe transferência de ativos do Banco Central da Rússia para Moscou; entenda o caso

No sábado (14), a viúva de Navalny, Yulia Navalnaya, disse que agora está “comprovado pela ciência” que o oponente do Kremlin foi assassinado, dois anos após sua morte ter sido anunciada durante a mesma conferência anual na Alemanha. Navalnaya disse em setembro passado que análises laboratoriais de amostras biológicas contrabandeadas revelaram que seu marido foi morto por envenenamento.

O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noel Barrot, prestou “homenagem” a Navalny após as descobertas. “Agora sabemos que Vladimir Putin está preparado para usar armas biológicas contra seu próprio povo para permanecer no poder”, afirmou Barrot em uma postagem no X.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;