O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa ao lado de trabalhadores da indústria do carvão, no dia em que assina ordens executivas relacionadas à energia na Casa Branca, em Washington, D.C., EUA, 8 de abril de 2025.

CNBC Trump assina ordem para reduzir preços de medicamentos nos EUA, igualando-os aos do exterior

Mundo

Zelensky convida Papa Leão XIV para visitar a Ucrânia

Publicado 12/05/2025 • 10:34 | Atualizado há 12 horas

AFP

KEY POINTS

  • O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chamou nesta segunda-feira (12) o Papa Leão XIV para visitar o país durante a primeira ligação entre os dois.
  • Na conversa, ele também agradeceu ao novo pontífice por ter feito um apelo pela paz na Ucrânia.
  • "Uma visita como essa traria esperança real a todos os fiéis, a todo o nosso povo", escreveu Zelensky em uma publicação nas redes sociais.

Papa durante seu primeiro discurso oficial, em maio de 2025

Foto: Andrej ISAKOVIC / AFP

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chamou nesta segunda-feira (12) o Papa Leão XIV para visitar o país durante a primeira ligação entre os dois. Na conversa, ele também agradeceu ao novo pontífice por ter feito um apelo pela paz na Ucrânia.

“Convidei Sua Santidade para realizar uma visita apostólica à Ucrânia. Uma visita como essa traria esperança real a todos os fiéis, a todo o nosso povo”, escreveu Zelensky em uma publicação nas redes sociais.

Segundo ele, os dois também discutiram “as milhares de crianças ucranianas deportadas pela Rússia”. Zelensky acrescentou que Kiev conta com a ajuda do Vaticano para trazê-las de volta ao país.

Leia também:

Trump e Zelensky se encontram brevemente durante funeral do Papa Francisco

Papa Leão XIV apela às potências mundiais para “não mais guerras” em sua primeira aparição no domingo

“Chega de guerra!”, pediu o Leão XIV da sacada da Basílica de São Pedro, no domingo, diante de milhares de fiéis que acompanhavam sua primeira oração pública como papa.

O pontífice apelou por uma “paz verdadeira, justa e rigorosa” na Ucrânia, repetindo o posicionamento do seu antecessor, Francisco.

Francisco, que nunca chegou a visitar a Ucrânia, gerou frustração por não condenar claramente a Rússia pela invasão e por sugerir que a Ucrânia deveria “hastear a bandeira branca”.

Ainda assim, Kiev acompanhou os esforços do Vaticano na mediação de trocas de prisioneiros e na repatriação de crianças levadas para a Rússia a partir de territórios ucranianos ocupados.

Zelensky disse ainda ter informado o papa sobre uma proposta conjunta de cessar-fogo feita pela Ucrânia e seus aliados. Segundo ele, ambos concordaram em “planejar um encontro presencial em breve”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Mundo