Se você foi demitido, esses 7 passos podem te ajudar a encontrar um novo emprego
Publicado 12/11/2024 • 20:07 | Atualizado há 5 meses
Especialistas veem riscos maiores de estagflação. Veja o que isso significa para o bolso americano
Leia a carta do CEO da Hertz aos funcionários sobre a participação ‘significativa’ de Bill Ackman na locadora de veículos pós-falência
Fusão entre Capital One e Discover é aprovada pelo Fed em transação de mais de US$ 35 bi
Pré-venda do Nintendo Switch 2 nos EUA começa em 24 de abril após atraso causado por tarifas
Onde o ‘Made in China 2025’ falhou
Publicado 12/11/2024 • 20:07 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Imagem de um rapaz sendo demitido
Reprodução Pexels
Se você passou por uma dispensa de trabalho recentemente, provavelmente está começando sua busca por um novo emprego em meio à correria das festas de fim de ano.
Segundo Vicki Salemi, especialista em carreiras na empresa de recrutamento Monster, buscar um novo emprego logo depois da demissão pode ser uma boa estratégia. Ela mesma já fez ofertas de emprego durante festas e confraternizações, quando trabalhava como recrutadora.
Mas também não há problema se você preferir se reorganizar e deixar a busca para o início do ano novo, caso tenha condições de ficar sem trabalhar por alguns meses.
A boa notícia é que ser demitido não tem mais o mesmo estigma que tinha no passado. De acordo com Scott Dobroski, especialista em tendências de carreira do Indeed. Ser dispensado de um emprego não é mais um tabu como era anos atrás. Ele ressalta que, apesar das mudanças no mercado de trabalho, há maneiras de retomar sua trajetória profissional e não passar aperto financeiro.
“Perder um emprego pode ser difícil em qualquer época do ano, especialmente durante as festas, que deveriam ser momentos de alegria e celebração”, diz Salemi.
Se você não quiser conversar sobre a demissão nas festas, pense em uma resposta pronta. Lembre-se, no entanto, que esses encontros são oportunidades de networking, afirma ela.
Procure saber quando você receberá seu último salário e como será o cronograma de pagamento, recomenda Ted Jenkin, planejador financeiro da Oxygen Financial, empresa de consultoria financeira.
Não se esqueça de solicitar o seguro desemprego imediatamente.
Se sua empresa exigir que você assine uma cláusula de não concorrência, consulte um advogado trabalhista para negociar os termos, sugere Vicki Salemi.
Se estiver preocupado com as impostos a pagar dos valores recebidos, vale a pena consultar um contador.
É um bom momento para agendar consultas e exames médicos enquanto você ainda está coberto pelo plano de saúde fornecido pela empresa, antes que você perca esse benefício.
A busca por um novo emprego pode ser cansativa e trabalhosa. Use ferramentas tecnológicas e redes sociais, como o LinkedIn.
Um caminho promissor é atualizar o perfil em redes sociais e sites de busca de emprego com suas habilidades e experiências, e informar seus contatos que você está procurando uma nova oportunidade, segundo Scott Dobroski.
Essas ferramentas podem ajudar você a descobrir vagas que não teria considerado em outro momento.
Procurar emprego pode ser uma experiência frustrante. Para manter o foco, Dobroski recomenda que você se comprometa a realizar pelo menos uma tarefa por dia. Isso pode incluir atualizar seu currículo, candidatar-se a uma vaga ou conversar com um mentor.
Revise e inclua novas conquistas ou habilidades que possam destacá-lo entre os candidatos em seu currículo. Vicki Salemi sugere que você destaque habilidades como capacidade de liderar com empatia e lidar com prazos rigorosos.
À medida que surgem mais notícias sobre demissões, lembre-se de que ainda há muitas oportunidades disponíveis de emprego no mercado.
Mais lidas
The Economist chama Alexandre de Moraes de 'juiz superstar' que divide opiniões
Aprovação de Trump na economia cai para o nível mais baixo de sua carreira presidencial, aponta pesquisa da CNBC
Bolsonaro tem alteração de pressão arterial e segue internado na UTI, diz boletim médico
De hambúrguer de algas marinhas a granola: o que são os alimentos 'reutilizados'?
Putin anuncia 'trégua de Páscoa' na Ucrânia, a pausa mais longa em 3 anos de conflito