Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Segundo semestre representa até 55% do varejo, aponta Willian Valiante, da EY
Publicado 22/07/2025 • 21:57 | Atualizado há 4 meses
O critério ‘incontestável’ de Paris Hilton para contratar em sua marca global
Investidores globais mantêm otimismo sobre big techs e corrida da IA
Empresas cortam profissionais iniciantes para investir em IA; especialistas veem risco no longo prazo
Mercado de luxo volta a ganhar fôlego na China, dizem executivos
Como tarifas e IA estão impulsionando o mercado de segunda mão nos EUA
Publicado 22/07/2025 • 21:57 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Em entrevista exclusiva para o Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Willian Valiante, sócio líder de varejo da EY na América Latina, comenta sobre as oportunidades do varejo no segundo semestre deste ano.
De acordo com ele, por conta de data comemorativas como o Dia dos Pais, Black Friday e Dia das Crianças, o segundo semestre do ano é mais importante para o varejo. “O segundo semestre é de 52% a 55% do total do que se vende no varejo como um todo”, aponta.
Valiante também aponta uma mudança no comportamento dos consumidores brasileiros, seguindo uma tendência mundial, onde eles cada vez mais se importam com os gastos e as experiências que ele consome.
Leia mais
Vendas do varejo caem 0,2% em maio ante abril, afirma IBGE
Perdas, fraudes e devoluções são os principais desafios do varejo, segundo estudo da Zebra
Em resposta a estes dados, onde 60% dos consumidores buscam experimentar coisas novas, as marcas e lojas também vêm oportunidades de negócio e de atrair novos clientes. “No geral, ele [o consumidor] está muito mais preocupado com a experiência e o que importa para ele, do que com a marca e com o produto.”
Outro dado importante, que ajuda os varejistas a fazerem manobras necessárias em seus negócios, é o fato das lojas ainda serem o principal canal com o consumidor, superando o digital, já que ela continua sendo o “centro da experiência” dos consumidores, não apenas pelos produtos exibidos, mas por outros aspectos presentes em algumas lojas, como cafés e restaurantes, que geram um outro fluxo dentro dos ambientes de compra.
“É interessante que a gente vê que a descoberta na loja presencialmente é maior do que todos esses itens aqui de descoberta online, redes sociais, influenciadores, tudo isso fica abaixo do papel. que tem um display numa loja, por exemplo, apresentando um produto, ou ações dentro da loja”, explica.
Ele finaliza apontando que o uso de inteligência artificial no varejo é crescente, já que uma tendência das pessoas em se relacionar com a IA vem crescendo, o que se mostra uma oportunidade para oportunidades para o setor.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Maioria dos brasileiros que abriu negócio próprio quer voltar à CLT, mostra pesquisa
2
Explosão na Argentina causa incêndio de grandes proporções e deixa ao menos 22 feridos
3
AMBIPAR: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo
4
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
5
“Vai aumentar a eficiência”, diz gestor da Synapse sobre robô humanoide que chega em agosto no Brasil