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Portos públicos do Sul movimentam 9,9 milhões de toneladas em maio
Publicado 24/07/2025 • 17:57 | Atualizado há 2 meses
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Publicado 24/07/2025 • 17:57 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Porto de Paranaguá (PR)
José Fernando Ogura/Arquivo AEN.
Os portos públicos da região Sul do Brasil movimentaram 9,9 milhões de toneladas de cargas em maio de 2025, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O número representa um aumento de 8,27% em comparação com o mesmo mês de 2024, que registrou 9,1 milhões de toneladas.
O Porto de Paranaguá (PR) foi o que registrou o maior volume de cargas movimentadas, com 4,7 milhões de toneladas. Em seguida, aparecem os portos de Rio Grande (RS), com 2,5 milhões de toneladas, e São Francisco do Sul (SC), com 1,6 milhão. Outros terminais com destaque foram Imbituba (SC), com 629 mil toneladas, e Itajaí (SC), com 216 mil.
A movimentação de contêineres alcançou 2,4 milhões de toneladas, resultado 20% superior ao de maio de 2024. A exportação de soja somou 2,1 milhões de toneladas no período.
O setor de fertilizantes movimentou 1,8 milhão de toneladas, frente a 1,2 milhão em maio de 2024. O bagaço de soja, resíduo da extração do óleo utilizado na produção de ração animal e biodiesel, totalizou 628 mil toneladas. O açúcar alcançou 618 mil toneladas movimentadas.
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A movimentação por cabotagem — transporte marítimo entre portos do país — totalizou 571 mil toneladas em maio. O volume representa crescimento de 21,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior. A expansão está associada à ampliação do uso do modal em rotas entre o Sul e outras regiões brasileiras.
Em evento recente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que regulamenta o programa BR do Mar, voltado ao incentivo da cabotagem. A iniciativa busca ampliar a participação desse modal na logística nacional e reduzir os custos no transporte de cargas.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, atribuiu os resultados aos aportes no setor. “A movimentação nos portos do Sul ocorre em um cenário de grandes investimentos para modernização e aumento da competitividade nos terminais brasileiros, acompanhando tendências nacionais de crescimento e diversificação dos produtos transportados”, afirmou.
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