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De piada a sucesso de vendas: como a Havaianas transformou a cor ‘encardida’ em estratégia de marca

Publicado 25/07/2025 • 16:35 | Atualizado há 23 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A mudança de nome da cor de chinelos "Buttercream" para “Havaianas Encardida” surgiu após comentários espontâneos nas redes sociais, contou Ana Coutinho, Head de Negócios da Galeria.ag.
  • De acordo com a diretora, a reação rápida da marca foi essencial para aproveitar o momento certo: “A gente viu a conversa ganhando força logo após o lançamento e levou para a Havaianas".
  • A campanha ganhou força fora das redes e virou vitrine da nova coleção.

A mudança de nome da cor de chinelos “Buttercream” para “Havaianas Encardida” surgiu após comentários espontâneos nas redes sociais, contou Ana Coutinho, Head de Negócios da Galeria.ag, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC

“Essa cor estava entre várias outras, meio tímida, mas a internet começou a brincar que todo mundo já tinha essa cor, porque toda Havaianas branca um dia vira encardida. Poderia ter sido um problema, mas decidimos fazer disso uma limonada”, ela afirmou.

De acordo com a diretora, a reação rápida da marca foi essencial para aproveitar o momento certo: “A gente viu a conversa ganhando força logo após o lançamento e levou para a Havaianas. Em vez de esperar, tomamos a decisão ali, na hora. No dia 14 de julho já tínhamos mudado o nome no site e nas lojas. A marca entendeu que precisava agir enquanto o assunto ainda estava quente”.

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O tom da conversa foi o que deu segurança para embarcar na brincadeira. “Não era uma crítica maldosa, era um humor carinhoso, algo do tipo ‘todo brasileiro já tem essa Havaianas’. A Havaianas é uma marca muito amada e democrática, então sabíamos que esse tipo de aposta tinha tudo para dar certo”, afirmou, destacando a coragem da decisão.

A campanha ganhou força fora das redes e virou vitrine da nova coleção. “O que era só uma cor entre outras virou o grande destaque. Investimos mais, levamos para mídia exterior e transformamos tudo em uma grande ação. Foi uma oportunidade criada a partir do que as pessoas estavam dizendo, e isso sempre gera resultado”, disse Ana.

Ela disse que ouvir as redes sociais é parte do processo criativo da agência. “Nosso ponto de partida é o que está sendo falado nas conversas culturais. Foi assim com a Havaianas e com outras marcas também, como quando transformamos McDonald’s em Mac. Quando a marca ouve, entende e devolve algo relevante, o impacto no negócio é imediato. E com a encardida foi exatamente isso que aconteceu”.

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