CNBC
Lideranças femininas podem trazer mais inovação para empresas, diz executiva da VR.

CNBC Concorrência por talentos eleva salários e bônus em escritórios de gestão familiar

Empresas & Negócios

CEO da Starbucks: a empresa foi ‘mal administrada por alguns anos’; veja seu plano de recuperação

Publicado 01/08/2025 • 10:55 | Atualizado há 22 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Starbucks adota novo modelo de atendimento para acelerar pedidos e retomar vendas após seis trimestres de queda.
  • CEO Brian Niccol inicia plano de recuperação com foco em hospitalidade, inovação no cardápio e eficiência operacional.
CEO Brian Niccol

CEO Brian Niccol

Linkedin

Quando Brian Niccol assumiu o comando da Starbucks em setembro, a inflação estava alta e o fluxo de clientes e as vendas nas lojas estavam em queda.

Na quarta-feira (30), o executivo de 50 anos detalhou seu plano para reerguer a Starbucks. Segundo ele, o novo “modelo de serviço do avental verde” — com foco em hospitalidade e eficiência — vai diferenciar a empresa dos concorrentes e impulsionar as vendas.

“A Starbucks, infelizmente, foi mal administrada por alguns anos”, disse Niccol. “Mas temos a sorte de contar com uma marca forte e resiliente. Com os programas e a estratégia certos, acredito que conseguiremos nos recuperar.”

Na semana passada, a Starbucks começou a treinar seus baristas no modelo do avental verde, que inclui a redução de horas por loja com equipe mínima, a implementação de uma “fila inteligente” para que os pedidos sejam entregues em até quatro minutos, a promoção de interações mais personalizadas entre clientes e funcionários, e a introdução de novos itens no cardápio, segundo Niccol.

O novo foco da Starbucks no atendimento ao cliente faz parte da estratégia “De volta à Starbucks”, lançada por Niccol assim que assumiu como CEO da rede.

Os lucros trimestrais divulgados na terça-feira foram fracos, com queda nas vendas em mesmas lojas pelo sexto trimestre consecutivo — um reflexo ainda da gestão do ex-CEO Laxman Narasimhan.

Retomar a “base operacional” do negócio colocará a empresa adiantada no cronograma de recuperação, afirmou Niccol. Alguns analistas de Wall Street demonstraram confiança na estratégia de Niccol.

Leia mais:

Wall Street vê recuperação da Starbucks ganhando força, mesmo após mais um trimestre fraco

Starbucks China recebe propostas que avaliam a rede de cafés em até US$ 10 bi, dizem fontes

“O foco no terceiro trimestre fiscal da Starbucks foi menos nos resultados (que ficaram abaixo das expectativas) e mais nos sinais sobre o ritmo da possível recuperação”, escreveu Sharon Zackfia, analista da William Blair, em nota a clientes na quarta-feira.

Outro analista, Andrew Charles, do T.D. Cowen, também disse em relatório de quarta-feira que está confiante no crescimento das vendas da Starbucks devido à sua “agenda de inovação mais agressiva”.

Niccol tem reputação por recuperar empresas em crise. Ele foi CEO da Chipotle por seis anos antes de entrar na Starbucks, e sob sua liderança, a empresa se recuperou rapidamente de crises de segurança alimentar, aumentou suas vendas anuais e viu suas ações subirem 773% — um recorde para a marca.

Como CEO da Taco Bell, entre 2015 e 2018, Niccol introduziu iniciativas como pedidos via celular em todo os EUA e o slogan da marca “Live Mas”.

“Estamos definitivamente adiantados no cronograma de consertar a base operacional”, disse Niccol na quarta-feira. “[Nossa estratégia] vai resultar, no fim das contas, em uma Starbucks melhor.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios