CNBC
bandeiras da união europeia

CNBC UE vai adiar tarifas planejadas para os EUA por seis meses para abrir negociações

Brasil

Mercado de trabalho registra 166 mil novos empregos formais em junho e tem alta em todos os setores

Publicado 04/08/2025 • 15:42 | Atualizado há 5 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O mercado de trabalho formal brasileiro teve saldo positivo em junho de 2025, com a criação de 166.621 vagas com carteira assinada, segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
  • Todos os principais setores da economia apresentaram crescimento no emprego formal.
  • Do total de novas vagas, a maioria (75,8%) foi formada por contratos típicos, enquanto o restante corresponde a ocupações temporárias ou ligadas a pessoas físicas equiparadas a empresas, como trabalhadores rurais e intermitentes.
Taxa de desemprego é divulgada pelo IBGE.

Brasil registrou alta em todos os setores e criação de milhares de empregos

Pixabay Marcelo Camargo/Agência Brasil

O mercado de trabalho formal brasileiro teve saldo positivo em junho de 2025, com a criação de 166.621 vagas com carteira assinada, segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número resulta de 2,1 milhões de admissões e 1,97 milhão de desligamentos registrados no mês.

Todos os principais setores da economia apresentaram crescimento no emprego formal. O segmento de Serviços liderou a geração de vagas, com 77.057 novos postos, especialmente nas áreas administrativas, financeiras e de tecnologia. Comércio, Agropecuária, Indústria e Construção também contribuíram para o resultado, somando juntos cerca de 89 mil empregos.

Do total de novas vagas, a maioria (75,8%) foi formada por contratos típicos, enquanto o restante corresponde a ocupações temporárias ou ligadas a pessoas físicas equiparadas a empresas, como trabalhadores rurais e intermitentes.

No recorte estadual, 26 das 27 unidades da federação registraram saldos positivos. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro concentraram o maior número absoluto de novas vagas, enquanto Amapá, Mato Grosso e Maranhão se destacaram em crescimento proporcional.

Leia mais:
Pesquisa McKinsey traça perfil do novo consumidor: o que era disrupção agora é permanente
IPC-Fipe sobe 0,28% em julho, menos que o esperado, e acumula inflação de 5,07% em 12 meses

Nos primeiros seis meses do ano, o país acumulou 1,22 milhão de empregos formais, com avanço em todos os setores. O destaque novamente foi para os Serviços, seguido pela Indústria e Construção Civil. O total de vínculos formais ativos no país alcançou 48,4 milhões.

O salário médio de admissão em junho foi de R$ 2.278,37, com leve alta tanto em relação a maio quanto ao mesmo mês do ano anterior.

Entre os grupos populacionais, jovens de 18 a 24 anos responderam pela maior parte das novas vagas, e o número de postos cresceu também entre adolescentes, mulheres nos setores de serviços e comércio, e pessoas com deficiência.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil