Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Sob variação positiva, indústria avança em 7 regiões em junho, mas queda afeta 8 estados, aponta IBGE
Publicado 08/08/2025 • 11:57 | Atualizado há 4 meses
Grupo TIM ganha indenização judicial bilionária na Itália
Após mudança de tom de Trump, Departamento de Justiça libera milhares de arquivos Epstein
Palo Alto Networks amplia parceria com Google Cloud em acordo multibilionário
TikTok assina acordo para criar nova joint venture nos EUA; entenda
O que vem pela frente para a mídia em 2026? Executivos anônimos fazem previsões ousadas
Publicado 08/08/2025 • 11:57 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Agência Indústria.
Brasil perde 21 posições em ranking industrial global por causa de juros e crédito escasso.
Na passagem de maio para junho, o setor industrial brasileiro apresentou avanço em sete das quinze regiões analisadas pelo IBGE, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (8). O desempenho positivo foi registrado em Pernambuco (5,1%), Região Nordeste (2,8%), Minas Gerais (2,8%), Bahia (2,1%), Amazonas (1,5%), Paraná (1,4%) e Rio de Janeiro (0,4%).
Em contrapartida, oito localidades apresentaram queda na produção industrial. O Espírito Santo teve o recuo mais expressivo, de 5,8%. Além de representar a maior queda em termos absolutos, foi a segunda maior influência negativa no índice. Bernardo Almeida, analista da pesquisa, explica que “diferentemente de maio último, o setor extrativo atuou como influência negativa em junho. Os setores de metalurgia e de celulose, papel e produtos de papel também contribuíram para o comportamento negativo da indústria capixaba”.
Também houve resultados negativos no Mato Grosso (-2,2%), Pará (-1,9%), Goiás (-1,7%), Ceará (-0,9%), Santa Catarina (-0,8%), São Paulo (-0,6%) e Rio Grande do Sul (-0,1%).
Almeida observa que, embora haja uma leitura positiva em âmbito nacional, o comportamento da produção segue apresentando um ritmo mais lento. “A alternância entre queda em um mês e crescimento em outro, que muitos locais vêm apresentando, evidencia uma menor intensidade no ritmo da produção industrial. O setor industrial nacional vem arrefecendo desde o segundo semestre de 2024”, declara.
Segundo o levantamento, no cenário nacional, a indústria brasileira teve leve variação positiva de 0,1% em junho, na comparação com maio.
A indústria brasileira apresentou retração em sete das dezoito regiões avaliadas em junho de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.
Entre os locais que tiveram queda na produção, destacam-se o Rio Grande do Norte (-21,4%), Mato Grosso do Sul (-11,7%) e Mato Grosso (-10,8%). São Paulo registrou redução de 8,5%, enquanto Pará, Rio Grande do Sul e Ceará anotaram quedas de 3,0%, 2,5% e 0,1%, respectivamente.
Por outro lado, aumentos foram observados no Espírito Santo (17,4%), Pernambuco (7,6%), Amazonas (7,2%) e Rio de Janeiro (6,8%). Também apresentaram elevação a Região Nordeste (4,3%), Minas Gerais (3,0%), Paraná (2,8%), Santa Catarina (2,3%), Maranhão (0,9%), Bahia (0,8%) e Goiás (0,1%).
No resultado nacional, a produção industrial brasileira registrou retração de 1,3% em junho de 2025 frente ao mesmo mês do ano anterior.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Por que a Warner Bros. considera a Netflix mais estratégica que a Paramount para uma fusão
2
IPVA 2026: como consultar o valor em São Paulo? Confira o passo a passo
3
Greve dos Correios é confirmada em 9 estados; veja onde há paralisação
4
Com prejuízo bilionário, Correios veem crise do plano de saúde acelerar urgência por crédito
5
Mega da Virada: quanto custa apostar e concorrer ao prêmio?