Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Contra a parede, tarifaço dos EUA pode acabar com 20 mil empregos na indústria calçadista brasileira
Publicado 08/08/2025 • 13:06 | Atualizado há 2 meses
ALERTA DE MERCADO:
Bolsa registra alta após fala de Lula sobre responsabilidade fiscal; dólar sobe a R$ 5,45
Publicado 08/08/2025 • 13:06 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Setor calçadista tenta reduzir impactos das tarifas impostas pelos EUA
CNI
A imposição de uma tarifa adicional de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos atinge em cheio o setor de calçados, um dos mais tradicionais da pauta exportadora nacional. Segundo levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), quase 80% das empresas exportadoras consultadas já relatam impactos diretos da nova medida em suas operações.
Segundo o presidente-executivo da entidade, Haroldo Ferreira, o cenário é de alerta máximo. “Entre os impactos já relatados estão atrasos ou paralisação de negociações, queda do faturamento em decorrência da medida e cancelamento de pedidos — parte deles, inclusive, já produzidos ou em produção”, afirma.
A estimativa da Abicalçados é que, sem uma solução diplomática, o setor poderá perder cerca de 8 mil postos diretos de trabalho, número que pode chegar a 20 mil se incluídos os empregos indiretos em toda a cadeia produtiva — de fornecedores a varejistas.
“Estimamos, nos próximos 12 meses, uma queda de 9% nas exportações, puxada principalmente pelos Estados Unidos”, lamenta Ferreira.
O impacto é agravado pelo peso histórico dos EUA nas exportações brasileiras de calçados: mais de 20% do valor exportado pelo setor tem como destino o mercado norte-americano.
Mesmo em um contexto global adverso, o setor vinha mostrando recuperação. No primeiro semestre de 2025, o Brasil exportou 5,8 milhões de pares para os EUA, um aumento de 13,5% em relação ao mesmo período de 2024.
Agora, com a sobretaxa em vigor, a entidade prevê a interrupção desse ciclo positivo, com efeitos econômicos e sociais relevantes para as regiões mais dependentes da indústria calçadista no Brasil. A Abicalçados defende medidas emergenciais para preservar empresas e empregos e cobra avanço nas negociações por parte do governo federal.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streaming
Mais lidas
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
Caso Ambipar/Braskem: Falta de clareza de corretoras e desejo de ganho fácil explicam megaprejuízo com COEs de BTG e XP
Audiovisual vira ‘protagonista’ da economia e gera mais empregos em 2024 que setor automotivo; veja levantamento
EXCLUSIVO: política fiscal ‘é suicida’ e ‘pode ser o detonador de uma grande crise’, afirma ex-ministro Maílson da Nóbrega
EXCLUSIVO: COP30 pode consolidar carbono como alicerce da nova economia verde