CNBC
In this pool photograph distributed by the Russian state agency Sputnik, Russian President Vladimir Putin looks on as he meets with students at the Sirius Educational Center in Sochi on May 19, 2025, after a telephone conversation with US President Donald Trump. (Photo by Alexander KAZAKOV / POOL / AFP)

CNBCMercados reagem a reunião Trump-Putin; analistas observam triunfo russo

Brasil

Começa reunião de Lula com ministros para discutir plano contra tarifaço de Trump; medidas devem ser anunciadas até quarta

Publicado 11/08/2025 • 19:40 | Atualizado há 4 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • Participam da agenda o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Casa Civil, Rui Costa, das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
  • O anúncio das medidas não deverá ser feito nesta segunda-feira, e poderá ficar para terça (12) ou quarta-feira (13).
Brasília (DF), 22/04/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante declaração à imprensa juntamente do presidente do Chile, Gabriel Boric, no Palácio do Planalto.

Brasília (DF), 22/04/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante declaração à imprensa juntamente do presidente do Chile, Gabriel Boric, no Palácio do Planalto.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu no início da noite desta segunda-feira (11) com o vice, Geraldo Alckmin, e ministros para discutir o plano de contingência em resposta à sobretaxa de 50% dos Estados Unidos a produtos brasileiros, que entrou em vigor na quarta-feira (6).

Além de Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, participam da reunião os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Casa Civil, Rui Costa, das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. O encontro ocorre no Palácio do Planalto.

Leia mais:

Haddad vai ao Congresso nesta terça para defender MP que define regras de tributação sobre aplicações financeiras

Segundo a Agência Estado, o anúncio das medidas não deverá ser feito nesta segunda-feira e poderá ficar para terça (12) ou quarta-feira (13). A proposta será apresentada na forma de medida provisória (MP), que tem força de lei e vigência imediata a partir da publicação.

Haddad disse mais cedo que estão incluídas no pacote duas reformas estruturais, envolvendo medidas de crédito e o Fundo de Garantia para Exportações (FGE).

O ministro confirmou que o plano de contingência terá linhas de financiamento, além de contemplar questões tributárias e autorizar compras governamentais em determinados casos. Também está prevista a preservação de empregos nas empresas e setores mais afetados, com algumas exceções.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil