Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Musk ameaça processar Apple por supostas violações antitruste ao aplicativo de IA Grok
Publicado 12/08/2025 • 09:26 | Atualizado há 23 horas
Preços dos alimentos seguem altos nos EUA — e podem subir ainda mais com novas tarifas
Aaron Rodgers, da NFL, aposta em startup para criar o “LinkedIn dos atletas”
Candidatos ao Fed, Miran e Bullard dizem que tarifas de Trump não causam inflação
Chrome na mira: Perplexity quer tirar do Google seu navegador mais valioso por US$ 34,5 bi
Trump ameaça presidente do Fed, Jerome Powell, com ‘grande processo judicial’ e exige corte de juros
Publicado 12/08/2025 • 09:26 | Atualizado há 23 horas
KEY POINTS
Foto por KEVIN DIETSCH / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
O CEO da Tesla, Elon Musk, ouve o presidente dos EUA, Donald Trump, falar com repórteres no Salão Oval da Casa Branca, em 30 de maio de 2025, em Washington, DC.
O bilionário Elon Musk ameaçou na segunda-feira (11) processar a Apple por supostas violações antitruste relacionadas ao ranqueamento do aplicativo Grok, chatbot de inteligência artificial pertencente à sua startup xAI.
“A Apple está agindo de uma forma que torna impossível para qualquer empresa de IA, além da OpenAI, alcançar o 1º lugar na App Store, o que é uma violação antitruste inequívoca. A xAI tomará medidas legais imediatas”, escreveu Musk em uma publicação na sua rede social X.
A Apple não respondeu de imediato ao pedido de comentário feito pela CNBC.
“Por que vocês se recusam a colocar o X ou o Grok na seção ‘Essenciais’, quando o X é o aplicativo de notícias número 1 do mundo e o Grok está em 5º lugar entre todos os apps? Estão fazendo jogo político?”, disse Musk em outra publicação.
Leia também:
Cofundador da Apple critica abordagem ‘agressiva’ de Musk no DOGE e nas demissões no governo
Guerras de influência: Jensen Huang ofusca Elon Musk e Tim Cook em Washington
No ano passado, a Apple firmou parceria com a OpenAI para integrar o ChatGPT ao iPhone, iPad, MacBook e desktops Mac. Na época, Musk declarou: “Se a Apple integrar a OpenAI no nível do sistema operacional, então dispositivos Apple serão proibidos nas minhas empresas. Isso é uma violação de segurança inaceitável.”
Antes de ameaçar a Apple judicialmente, Musk havia comemorado o fato de o Grok ter ultrapassado o Google como o quinto aplicativo gratuito mais baixado na App Store. Procurada pela CNBC, a xAI não respondeu de imediato sobre um possível processo.
A CNBC confirmou que o ChatGPT estava em 1º lugar na lista de aplicativos gratuitos da App Store americana e era o único chatbot de IA incluído na seção “Apps Essenciais” da Apple. A loja também destacava, no topo da aba “Apps”, um link para baixar o novo modelo de IA da OpenAI, o ChatGPT-5.
Na quinta-feira passada, a OpenAI anunciou o GPT-5, seu mais avançado modelo de inteligência artificial em larga escala, pouco depois de a xAI lançar seu mais novo chatbot, o Grok 4, no mês anterior.
Musk mantém uma disputa com a OpenAI, criadora do ChatGPT, que ele cofundou em 2015. O bilionário deixou o conselho da empresa em 2018, quatro anos após afirmar que a IA era “potencialmente mais perigosa que armas nucleares”.
Atualmente, Musk processa a startup — que tem apoio da Microsoft — e seu CEO, Sam Altman, alegando que eles abandonaram a missão original da OpenAI de desenvolver inteligência artificial “para o benefício da humanidade como um todo”.
Robert Keele, que chefiava o departamento jurídico da xAI, anunciou na semana passada que deixou a empresa para passar mais tempo com a família. No anúncio, ele também mencionou “diferenças de visão de mundo” em relação a Musk.
Em resposta às ameaças de Musk contra a Apple, o CEO da OpenAI, Sam Altman, publicou no X: “Essa é uma afirmação notável, considerando o que já ouvi dizer sobre o que Elon faz para manipular o X para se beneficiar e favorecer suas próprias empresas, prejudicando concorrentes e pessoas de quem ele não gosta.”
Essa não é a primeira vez que a Apple enfrenta acusações antitruste. No ano passado, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos processou a empresa, alegando que ela mantinha um monopólio no ecossistema do iPhone.
Em junho, um painel de juízes também negou um pedido de emergência da Apple para suspender mudanças na App Store decorrentes de uma decisão judicial que proibia a empresa de cobrar comissão sobre links de pagamento dentro dos aplicativos e de instruir os desenvolvedores sobre como esses links deveriam aparecer.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
'Por que demorou tanto?', questionam CEOs e empresários do setor farmacêutico sobre prisão de Sidney Oliveira
Preços dos alimentos seguem altos nos EUA — e podem subir ainda mais com novas tarifas
EUA voltam a criticar Brasil em meio à escalada da guerra comercial
Exportações para os EUA atingem recorde em julho, aponta Amcham
Gayer: Lula antecipa MP do tarifaço a Motta e Alcolumbre para facilitar aprovação