Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Prefeito de São Bernardo é afastado por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro
Publicado 14/08/2025 • 10:46 | Atualizado há 3 meses
Nintendo aumenta expectativa de vendas do Switch 2
Binance, cujo fundador foi perdoado por Trump, nega favorecer negócios da família do presidente
Starbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo
Trump desiste de comparecer à Suprema Corte em julgamento sobre tarifas
CEO da MongoDB deixa cargo e é substituído por executivo da Cloudflare
Publicado 14/08/2025 • 10:46 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
O prefeito de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, Marcelo Lima (Podemos), foi afastado do cargo por um ano por decisão judicial no âmbito de uma investigação da Polícia Federal sobre corrupção e lavagem de dinheiro. O gestor municipal terá de usar tornozeleira eletrônica e está proibido de frequentar a sede da prefeitura. Dois vereadores também são alvos do inquérito. O Estadão solicitou manifestação à administração municipal.
A ação, deflagrada nesta quinta-feira (14), cumpre dois mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão na cidade e em municípios vizinhos. Uma das ordens de prisão é contra Paulo Iran Paulino Costa, apontado como operador financeiro do esquema de propinas, que está foragido. Costa ocupa, desde 2022, o cargo de assessor parlamentar no gabinete do deputado estadual Rodrigo Moraes (PL).
As apurações tiveram início em julho de 2025, após a apreensão de R$ 14 milhões em espécie no apartamento de Costa — quantia que, segundo a PF, transformava o local em um “verdadeiro bunker” de dinheiro. No endereço, os agentes também encontraram comprovantes de pagamento de faturas de cartão de crédito do prefeito e de conta telefônica em nome da primeira-dama, além de crachás de veículos com acesso autorizado à sede da prefeitura.
Saiba mais:
Para a PF, Costa atuava como “agente central na arrecadação e distribuição de valores provenientes de diversas empresas com contratos junto à administração municipal de São Bernardo do Campo”.
De acordo com a corporação, há indícios de que uma organização criminosa se instalou na administração municipal para praticar corrupção e lavagem de dinheiro. A Operação Estafeta foi autorizada pelo desembargador Roberto Porto, do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Além das prisões e buscas, a decisão judicial determinou medidas cautelares como afastamento de cargos públicos, uso obrigatório de tornozeleira eletrônica e quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados. As diligências ocorrem em São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
2
Começa venda de ingressos para final da Libertadores; confira os preços
3
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos
4
Primeiro data center do Brasil voltado à exportação será construído no Ceará; TikTok deve ser único cliente
5
SÉRIE EXCLUSIVA — O escândalo Ambipar: o sumiço de R$ 4,7 bilhões do caixa e a suspeita de megafraude