CNBC
O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa durante uma reunião de gabinete na Sala do Gabinete da Casa Branca, em Washington, DC, em 30 de abril de 2025.

CNBCWashington D.C. processa Trump por tomada federal do controle da polícia

Brasil

Dinamismo econômico e escoamento da safra fortalecem transporte e serviços

Publicado 15/08/2025 • 07:49 | Atualizado há 6 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • Em 2025, os serviços só recuaram em janeiro, com queda de 0,4%, lembrou Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa do IBGE.
  • Nos demais meses houve avanços: fevereiro (0,8%), março (0,3%), abril (0,4%), maio (0,2%) e junho (0,3%).
IBGE divulgou dados de serviços no Brasil.

IBGE divulgou dados de serviços no Brasil.

Foto: Unsplash.

Os serviços acumularam crescimento de 2,0% nos últimos cinco meses consecutivos de altas, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, informou nesta quinta-feira (14) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2025, os serviços recuaram apenas em janeiro, com queda de 0,4%, lembrou Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa do IBGE. Nos demais meses, houve avanços: fevereiro (0,8%), março (0,3%), abril (0,4%), maio (0,2%) e junho (0,3%).

Leia mais:
Safra 2025 reage e alcança 340,5 milhões de toneladas; crescimento será 16,3% maior que 2024, prevê IBGE

A magnitude do crescimento dos serviços não é tão elevada devido à base de comparação já alta, justificou Lobo. Em junho, o setor alcançou novo patamar recorde na série histórica iniciada em 2011.

“Os resultados positivos sequenciais perfazem crescimento acumulado de 2,0% entre fevereiro e junho”, destacou Lobo.

Na passagem de maio para junho, o avanço foi concentrado em apenas uma atividade: a de transportes, com alta de 1,5%. “Mas tivemos outros dois setores próximos da estabilidade”, ponderou o pesquisador do IBGE.

Os setores com perdas em junho ante maio foram: outros serviços (-1,3%), serviços prestados às famílias (-1,4%), informação e comunicação (-0,2%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,1%).

O desempenho positivo dos transportes foi impulsionado pelo transporte rodoviário de cargas e pelo transporte aéreo de passageiros. Segundo Lobo, o transporte de cargas tem sido estimulado pelo maior dinamismo da economia, ligado ao escoamento da safra agrícola, insumos e bens industriais. Já o transporte aéreo foi influenciado pela queda no preço das passagens, usado como deflator para medir o desempenho da receita das empresas do setor.

“O transporte aéreo de passageiros é uma atividade importante, que tem puxado o setor de serviços e ajudado a explicar o crescimento do setor no ano”, disse Lobo.

Na comparação com junho de 2024, o volume de serviços avançou 2,8% em junho de 2025, registrando a 15ª taxa positiva seguida. O índice de difusão — que mede o percentual de serviços com crescimento ante o mesmo mês do ano anterior — passou de 57,8% em maio para 53,6% em junho.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil