Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Flamengo recoloca Brasil entre as marcas mais valiosas do futebol
Publicado 16/08/2025 • 15:58 | Atualizado há 2 meses
EXCLUSIVO CNBC: CEOs da Oracle falam sobre responsabilidade da IA no mercado bilionário de serviços de nuvem
Montadoras são acusadas de fraudar testes de emissões de diesel em processos no Reino Unido
Pesquisa aponta que maioria dos americanos deixaria o emprego se voltasse ao presencial
Salesforce adiciona chamada de voz a software de atendimento ao cliente Agentforce AI
Citi prepara serviço de custódia de criptoativos em 2026, enquanto Wall Street mergulha mais fundo em ativos digitais
Publicado 16/08/2025 • 15:58 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Danilo, jogador do Flamengo, comemora gol em partida contra o Chelsea, pelo Mundial de Clubes da Fifa
Foto: EDUARDO CARMIM/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
O novo relatório da Brand Finance, consultoria britânica especializada em avaliação de marcas, apontou que o Flamengo, avaliado em US$ 121,2 milhões (cerca de R$ 654,1 milhões, na cotação atual), é o clube mais valioso do futebol brasileiro.
De 2024 para 2025, o valor do rubro-negro cresceu 21%, o suficiente para recolocar uma equipe brasileira no ranking dos 50 times mais valiosos do mundo — mais exatamente, na 44ª posição.
Real Madrid e Barcelona seguem como as marcas de clubes de futebol mais valiosas e poderosas do planeta. O Real Madrid teve um aumento de 19% no valor de marca, chegando a US$ 2,1 bilhões (R$ 11,3 bilhões), enquanto o Barcelona avançou 16%, atingindo US$ 1,9 bilhão (R$ 10,2 bilhões).
Leia mais:
Aaron Rodgers, da NFL, aposta em startup para criar o “LinkedIn dos atletas”
Lakers asseguram Luka Dončić até 2028 por US$ 165 milhões
Clubes brasileiros que estavam fora do radar internacional passaram a chamar a atenção depois de participarem do Mundial de Clubes da Fifa. O Botafogo, por exemplo, viu sua marca crescer 96% e agora está avaliada em US$ 24,5 milhões (R$ 132,3 milhões).
Já o Fluminense vale hoje US$ 30,6 milhões (R$ 165,1 milhões), segundo os critérios da Brand Finance, que considera fatores como valor de patrocínio, títulos conquistados, engajamento nas redes sociais e presença na mídia tradicional, como televisão.
O lado negativo do levantamento ficou por conta do Palmeiras, que teve uma queda de 12% no valor da marca, caindo para US$ 74,9 milhões (R$ 404,5 milhões). Por outro lado, o Cruzeiro, que nem participou do torneio nos Estados Unidos, viu seu valor de marca aumentar 28%, chegando a US$ 17,4 milhões (R$ 93,9 milhões), e entrou para o top 10 das marcas mais valiosas do futebol brasileiro.
A disputa acirrada entre as casas de apostas online para aparecer no uniforme dos principais times brasileiros também fez crescer o valor dos patrocínios.
Segundo a Brand Finance, o investimento total das casas de apostas já soma US$ 197 milhões (R$ 1,06 bilhão), sendo que desse total, US$ 175 milhões (R$ 944,4 milhões) vêm dos patrocinadores masters, os principais de cada equipe.
Entre os 20 clubes da Série A do Brasileirão, só dois não têm casas de apostas como patrocinador master: o Red Bull Bragantino e o surpreendente Mirassol.
O Flamengo fechou um acordo com o novo patrocinador master, que vai estampar a frente da camisa das equipes masculina e feminina de futebol, além dos uniformes de basquete e vôlei e roupas de viagem do clube.
O rubro-negro publicou uma nota oficial na sexta-feira (15) informando que o nome da marca escolhida será divulgada na segunda-feira (18), junto com os valores do contrato.
Segundo apuração do portal ge, os três “finalistas” do processo seletivo foram casas de aposta: Sportingbet, Betano e Superbet. Todas as propostas envolvem valores acima dos R$ 200 milhões por ano, o que definiria o contrato como o maior patrocínio da história do futebol brasileiro.
O Conselho Deliberativo do Flamengo marcou uma reunião para terça-feira (19) para aprovar o novo contrato de patrocínio master.
*Com informações da Agência Estado*
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Maior fábrica de celulose do mundo é erguida no Brasil com investimento de US$ 4,6 bilhões
Arauco: Maior fábrica de celulose do mundo criará vagas de emprego que superam o número de habitantes da cidade sede em MS
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
XP avalia criação de fundo para investidores afetados por COE da Ambipar
OranjeBTC estreia na B3 e aposta em educação para consolidar ‘Padrão Bitcoin’