CNBC
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (à esquerda), tira uma foto em grupo com líderes de empresas de IA, incluindo o CEO da OpenAI, Sam Altman (ao centro), e o CEO da Anthropic, Dario Amodei (à direita), na Cúpula de Impacto da IA, em Nova Délhi, em 19 de fevereiro de 2026.

CNBCGigantes da IA anunciam bilhões na Índia em busca de liderança global

Evento Times Brasil | CNBC e Financial Times

‘Inteligência artificial é fundamental para operações sustentáveis’, afirma CEO da Honeywell América Latina

Publicado 19/08/2025 • 18:45 | Atualizado há 6 meses

KEY POINTS

  • O painel “AI, Sustainability, and Latin America’s Green Advantage”, realizado nesta terça-feira (19) no FT Climate & Impact Summit Latin America e Brasil 2030, reuniu executivos para discutir como a América Latina pode aproveitar sua matriz energética limpa para desenvolver inteligência artificial de forma sustentável.
  • Participaram José Fernandes (CEO da Honeywell América Latina), Sergio G. Suchodolski (CEO e sócio da Fama Re.Capital) e Antonio Pinheiro Silveira (vice-presidente para setor privado do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe), com mediação de Michael Pooler, correspondente do Financial Times no Brasil.

O painel “AI, Sustainability, and Latin America’s Green Advantage”, realizado nesta terça-feira (19) no FT Climate & Impact Summit Latin America e Brasil 2030, reuniu executivos para discutir como a América Latina pode aproveitar sua matriz energética limpa para desenvolver inteligência artificial de forma sustentável.

Leia mais:
Cofundador da Gol defende PPPs como melhor modelo para transporte público

Participaram José Fernandes (CEO da Honeywell América Latina), Sergio G. Suchodolski (CEO e sócio da Fama Re.Capital) e Antonio Pinheiro Silveira (vice-presidente para setor privado do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe), com mediação de Michael Pooler, correspondente do Financial Times no Brasil.

IA e eficiência operacional

José Fernandes, da Honeywell, destacou que a IA já faz parte do cotidiano e pode trazer ganhos expressivos em sustentabilidade ao otimizar processos industriais.

“A inteligência artificial é de importância fundamental para melhorar operações sustentáveis no dia a dia, seja em temperatura, iluminação ou segurança de ativos. Ela ajuda a reduzir desperdícios, aumentar eficiência e proteger operadores”, afirmou, ressaltando que clientes da empresa já adotam essas soluções em setores como refino de petróleo e aviação.

Investimentos e regulação

Na visão de Sergio G. Suchodolski, o avanço da IA na região depende de marcos regulatórios claros, especialmente para tecnologias de armazenamento de energia.

“O tema das baterias é central para viabilizar data centers e novos investimentos em regiões como o Nordeste do Brasil. Esse é um dos grandes tópicos em discussão hoje”, avaliou.

O executivo defendeu ainda o uso da IA em monitoramento de desmatamento e apoio a pequenos produtores rurais, com soluções de agritech que podem gerar empregos sustentáveis em áreas de fronteira agrícola.

Energia limpa e integração regional

Já Antonio Pinheiro Silveira, do CAF, ressaltou que a América Latina tem grande potencial para expandir a geração de energia renovável, citando estudos sobre a capacidade da Bolívia de ampliar em até 50% a produção hidrelétrica sem afetar áreas sensíveis.

“Há oportunidades no Brasil, Chile e em outros países para associar renováveis a centros de dados e novas indústrias. O desafio, porém, está em garantir redes elétricas inteligentes e seguras, além de acelerar autorizações e processos regulatórios”, disse.

Contexto estratégico

De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), 93% da energia gerada no Brasil em 2023 veio de fontes renováveis, o que posiciona o país como potencial hub para powershoring — atração de data centers movidos a energia limpa.

Os debatedores defenderam que a combinação entre IA, matriz renovável e investimentos em infraestrutura pode colocar a América Latina em posição de destaque na economia de baixo carbono, desde que os desafios de desigualdade e integração energética sejam superados.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Evento Times Brasil | CNBC e Financial Times

;