Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘Inteligência artificial é fundamental para operações sustentáveis’, afirma CEO da Honeywell América Latina
Publicado 19/08/2025 • 18:45 | Atualizado há 4 semanas
Investimentos bilionários da OpenAI impulsionam Oracle e o setor de tecnologia
Eli Lilly e Novo Nordisk se preparam para batalha no campo dos medicamentos contra a obesidade
EXCLUSIVO CNBC: saiba como será o investimento de US$ 600 bilhões que a Apple vai fazer nos EUA para evitar tarifaço
Ram alega demanda reduzida e cancela produção de picape 100% elétrica
Relatório do governo Trump sobre vacinas derruba ações da Pfizer e da Moderna
Publicado 19/08/2025 • 18:45 | Atualizado há 4 semanas
KEY POINTS
O painel “AI, Sustainability, and Latin America’s Green Advantage”, realizado nesta terça-feira (19) no FT Climate & Impact Summit Latin America e Brasil 2030, reuniu executivos para discutir como a América Latina pode aproveitar sua matriz energética limpa para desenvolver inteligência artificial de forma sustentável.
Leia mais:
Cofundador da Gol defende PPPs como melhor modelo para transporte público
Participaram José Fernandes (CEO da Honeywell América Latina), Sergio G. Suchodolski (CEO e sócio da Fama Re.Capital) e Antonio Pinheiro Silveira (vice-presidente para setor privado do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe), com mediação de Michael Pooler, correspondente do Financial Times no Brasil.
José Fernandes, da Honeywell, destacou que a IA já faz parte do cotidiano e pode trazer ganhos expressivos em sustentabilidade ao otimizar processos industriais.
“A inteligência artificial é de importância fundamental para melhorar operações sustentáveis no dia a dia, seja em temperatura, iluminação ou segurança de ativos. Ela ajuda a reduzir desperdícios, aumentar eficiência e proteger operadores”, afirmou, ressaltando que clientes da empresa já adotam essas soluções em setores como refino de petróleo e aviação.
Na visão de Sergio G. Suchodolski, o avanço da IA na região depende de marcos regulatórios claros, especialmente para tecnologias de armazenamento de energia.
“O tema das baterias é central para viabilizar data centers e novos investimentos em regiões como o Nordeste do Brasil. Esse é um dos grandes tópicos em discussão hoje”, avaliou.
O executivo defendeu ainda o uso da IA em monitoramento de desmatamento e apoio a pequenos produtores rurais, com soluções de agritech que podem gerar empregos sustentáveis em áreas de fronteira agrícola.
Já Antonio Pinheiro Silveira, do CAF, ressaltou que a América Latina tem grande potencial para expandir a geração de energia renovável, citando estudos sobre a capacidade da Bolívia de ampliar em até 50% a produção hidrelétrica sem afetar áreas sensíveis.
“Há oportunidades no Brasil, Chile e em outros países para associar renováveis a centros de dados e novas indústrias. O desafio, porém, está em garantir redes elétricas inteligentes e seguras, além de acelerar autorizações e processos regulatórios”, disse.
De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), 93% da energia gerada no Brasil em 2023 veio de fontes renováveis, o que posiciona o país como potencial hub para powershoring — atração de data centers movidos a energia limpa.
Os debatedores defenderam que a combinação entre IA, matriz renovável e investimentos em infraestrutura pode colocar a América Latina em posição de destaque na economia de baixo carbono, desde que os desafios de desigualdade e integração energética sejam superados.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Análise: Embraer pode abrir mais um flanco de disputa entre Brasil e EUA
Vale demite vice-presidente de RH após polêmica sobre diversidade
Microsoft volta com o trabalho presencial: funcionários terão que ir ao escritório três vezes por semana
Samsung ganha espaço nos EUA e tira fatia de mercado da Apple com celulares dobráveis em alta
A nova cartografia da liderança: IA, talento, geração Z, o humano, o planeta, os modelos de negócios e os vínculos na era digital