Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump exige renúncia de diretora do Fed por suposta fraude em financiamentos imobiliários
Publicado 20/08/2025 • 16:16 | Atualizado há 7 horas
OpenAI registra seu primeiro mês com US$ 1 bilhão em receita, mas ainda enfrenta falta de capacidade, diz diretora financeira
Epic divulga em seu evento anual novas ferramentas de IA para pacientes e médicos
Hertz venderá nos EUA veículos usados online por meio de parceria com Amazon Autos
Volta da Shein para a China é última tentativa de salvar seu IPO, dizem analistas
McDonald’s, Starbucks e outras redes de fast food apostam em novas bebidas para turbinar as vendas
Publicado 20/08/2025 • 16:16 | Atualizado há 7 horas
KEY POINTS
Federal Reserve/Divulgação
Trump pressiona o Fed e exige saída de diretora Lisa Cook após denúncias ligadas a financiamentos.
Críticas recentes ao Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, voltaram a ganhar destaque após o presidente Donald Trump pedir a saída da diretora Lisa Cook. O pedido foi feito nesta quarta-feira (20), pela rede Truth Social. Na publicação, Trump também compartilhou uma reportagem sobre investigações envolvendo dois financiamentos imobiliários ligados a Cook, segundo a Bloomberg.
O diretor da Agência Federal de Financiamento da Habitação (FHFA), Bill Pulte, aliado de Trump, teria enviado uma carta ao procurador-geral dos EUA sugerindo uma apuração sobre os empréstimos de Cook e insinuando possível crime. A administração Trump já moveu acusações de fraude hipotecária contra democratas de destaque, classificados como adversários políticos do presidente.
Até o momento, não há confirmação de que Lisa Cook, primeira mulher negra no conselho do Federal Reserve (Fed), será formalmente investigada. O presidente Donald Trump enfrenta limitações legais para afastar integrantes do banco, já que decisão recente da Suprema Corte estabelece que a destituição só é possível em caso de falta grave, não por divergências de política econômica.
A ofensiva contra Cook ocorre após críticas frequentes ao presidente do Fed, Jerome Powell, por manter inalterada a taxa básica de juros em 2025. Trump voltou a pedir, na terça-feira (19), um corte expressivo nos juros, alegando ausência de inflação e responsabilizando o Fed por prejudicar o setor imobiliário diante dos altos custos de financiamento. Em publicação recente, classificou Powell como “um desastre”.
O índice de preços ao consumidor dos EUA ficou estável em 2,7% em julho, mas ainda acima dos níveis de meses anteriores. O Fed busca controlar a inflação, pressionada pelas tarifas comerciais implementadas por Trump, e avalia o momento certo para novos cortes, considerando impactos no emprego.
Cook assumiu o cargo em maio de 2022, foi reconduzida em setembro de 2023 e tem mandato até 2038. Antes, integrou o Conselho de Assessores Econômicos do ex-presidente Barack Obama. Powell segue à frente do Fed até maio de 2026.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
EXCLUSIVO: Presidente do BRB diz que, com aquisição do Banco Master, conglomerado deve atingir ’25 milhões de clientes e R$ 225 bilhões em ativos em 5 anos’
99 processa Keeta por suposta concorrência desleal e violação de marca no Brasil
Um dos criadores do Pix deixa o Banco Central após mais de 20 anos
Câmara Legislativa de Brasília retoma sessão que discute projeto de aquisição do Banco Master pelo BRB
Mercado de M&A avança no 2º semestre com juros estáveis e valuations atrativos