CNBC

CNBCStarbucks expande teste de bebidas com água de coco nos EUA

Mundo

Bolsas da Europa fecham sem sinal único, com cautela antes de Jackson Hole e PMIs europeus

Publicado 21/08/2025 • 16:09 | Atualizado há 5 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • As bolsas da Europa fecharam sem sinal único nesta quinta-feira (21), com cautela antes do início do Simpósio de Jackson Hole, organizado pelo Federal Reserve.
  • Além disso, o dia contou com a divulgação de índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) europeus, apresentando avanços na atividade.
  • O PMI composto da zona do euro subiu para 51,1 em agosto, atingindo o maior nível em 15 meses, graças ao bom desempenho da indústria.
Bolsas da Europa.

Bolsas da Europa fecham sem sinal único

Pixabay

As bolsas da Europa fecharam sem sinal único nesta quinta-feira (21), em meio à cautela antes do início do Simpósio de Jackson Hole, organizado pelo Federal Reserve (Fed), que pode ser decisivo para os próximos passos da política monetária norte-americana.

Além disso, o dia contou com a divulgação dos índices de gerentes de compras (PMI) europeus, que apontaram avanços na atividade. Também estiveram no radar as negociações comerciais e as tratativas relacionadas à guerra da Ucrânia.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em baixa de 0,03%, a 558,91 pontos. Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,23%, a 9.309,20 pontos. Em Frankfurt, o DAX avançou 0,06%, a 24.291,32 pontos. Já em Paris, o CAC 40 recuou 0,44%, a 7.938,29 pontos. As cotações são preliminares.

No Simpósio de Jackson Hole, evento anual que reúne banqueiros centrais e economistas em Wyoming e que começa nesta quinta, o destaque será o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, marcado para sexta-feira. O mercado acompanha com expectativa sinais de que o BC norte-americano possa cortar os juros em setembro.

Leia mais:
Ouro fecha em queda à espera de discurso de Powell, do Fed, em Jackson Hole
BNDES registra segundo maior lucro do setor bancário e dobra o apoio a MPMEs
Taxa de desemprego em SP é de 5,4%, a menor da história

O PMI composto da zona do euro subiu para 51,1 em agosto, atingindo o maior nível em 15 meses, impulsionado pelo bom desempenho da indústria. No Reino Unido, o PMI composto avançou para 53, sustentado pelo segmento de serviços. Números acima de 50 indicam expansão da atividade.

Nesta quinta-feira (21), EUA e União Europeia (UE) anunciaram a estrutura de um acordo comercial e tarifário. A Casa Branca afirmou que o “esboço” consolidará a relação comercial e de investimento entre as partes e apoiará a reindustrialização das economias envolvidas. Washington reiterou o teto tarifário de 15% sobre a maioria dos produtos da UE, incluindo automóveis e peças automotivas.

As negociações de paz na Ucrânia também seguem no radar. Na quarta-feira, a Rússia afirmou que tentativas de tratar questões de segurança relativas ao conflito sem a participação de Moscou são “um caminho para lugar nenhum”.

Nos mercados, em Madri, as ações da Telefónica caíram 4,97%, pressionando o Ibex 35, que recuou 0,04%, a 15.286,60 pontos, em meio a rumores de um aumento de capital pela companhia nas próximas semanas. Já em Milão, o FTSE MIB avançou 0,35%, a 43.013,44 pontos, enquanto em Lisboa, o PSI 20 subiu 0,43%, a 8.020,36 pontos.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo