Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Moraes intensifica segurança na casa de Bolsonaro à medida que início do julgamento se aproxima
Publicado 30/08/2025 • 12:25 | Atualizado há 2 meses
HBO Max anuncia reajuste de preços em todos os planos a partir desta terça-feira
Trump quer R$ 1,23 bilhão do Departamento de Justiça dos EUA por investigá-lo
Lucro da Coca-Cola sobe 30% no 3º trimestre, mas CEO alerta para desaceleração nos mercados emergentes
Campanha ‘Take Back Tesla’ pede que acionistas rejeitem plano bilionário de remuneração para Musk
Mercado de IA atrai trilhões de dólares e divide investidores entre euforia e temor de bolha
Publicado 30/08/2025 • 12:25 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o reforço das medidas de monitoramento da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar em um condomínio no Jardim Botânico, em Brasília. A decisão foi tomada três dias antes do início do julgamento de Bolsonaro e mais sete aliados pela Primeira Turma da Corte, relacionados ao núcleo 1 da trama golpista.
Segundo a decisão, a Polícia Penal do Distrito Federal deve realizar monitoramento presencial da área externa da residência, incluindo as divisas com imóveis vizinhos, consideradas zonas de maior exposição ao risco de fuga. Além disso, Moraes autorizou vistorias nos habitáculos e porta-malas de todos os veículos que saírem da casa do ex-presidente, com registro detalhado de motoristas e passageiros, e envio diário dessas informações ao STF.
O reforço na segurança segue parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que se posicionou contrário à permanência de agentes 24 horas dentro da residência, mas recomendou atenção às áreas externas e entradas do condomínio. A medida visa garantir a efetividade da prisão domiciliar e prevenir qualquer tentativa de fuga.
Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde o início de agosto, utilizando tornozeleira eletrônica, após Moraes considerar que ele descumpriu medidas cautelares que o proibiam de influenciar postagens de terceiros nas redes sociais. Recentemente, a Polícia Federal também identificou um documento de asilo político em nome do ex-presidente, com destino à Argentina, que, segundo sua defesa, seria apenas um rascunho e não houve efetiva solicitação de fuga do país.
O julgamento, marcado começar para a próxima terça-feira (2), analisará a participação de Bolsonaro e de mais sete aliados no núcleo 1 da trama golpista, enquanto a Polícia Federal investiga possíveis tentativas de fuga e descumprimento das medidas cautelares.
Na semana passada, a PF identificou um documento de asilo político destinado ao presidente da Argentina, Javier Milei, armazenado em dispositivo eletrônico do ex-presidente desde 2024. A defesa afirma que se tratava apenas de um rascunho e que não houve solicitação formal de asilo nem tentativa de fuga do país, reforçando que o julgamento se concentrará na análise das condutas relacionadas ao processo e não em especulações externas.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ambipar acusa ex-diretor financeiro de instaurar crise que levou ao pedido de recuperação e fala em ‘bullying empresarial’
Santander, Travelex e Genial: investigação de esquema de evasão de divisas ocorreu em paralelo à mudança na lei de câmbio
Os danos do tarifaço aos exportadores: Nordeste cai mais em volume vendido e Sul tem perda maior em dólares, diz FGV
Apesar de crise, Ambipar mantém contrato com grandes empresas e vai atuar com a Petrobras na Margem Equatorial do Amazonas
Carteira de pedidos da Embraer aumenta 38% em um ano e atinge marca histórica