Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Ações da Alibaba disparam 19% com aceleração da unidade de nuvem e relatório sobre novo chip de IA
Publicado 01/09/2025 • 10:42 | Atualizado há 2 meses
Taxa de aprovação de Trump na economia sofre golpe devido a shutdown e inflação, aponta pesquisa CNBC
“Empréstimos problemáticos” causam venda em massa de ações dos bancos globais
Empresa chinesa de robotáxis Pony.ai fará parceria com a Stellantis para expandir operações na Europa
China acusa EUA de causar pânico sobre controle de terras raras e diz estar aberta ao diálogo
Fintech avaliada em US$ 7,3 bilhões abre nova rodada de financiamento
Publicado 01/09/2025 • 10:42 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
ADEK BERRY/AFP
Fachada Alibaba
As ações da Alibaba listadas em Hong Kong dispararam mais de 19% na segunda-feira, à medida que a unidade de computação em nuvem da gigante chinesa apresentou resultados trimestrais fortes e surgiram detalhes sobre o desenvolvimento de seu novo chip de IA.
É o nível mais alto das ações desde março. Os investidores respaldaram o desempenho crescente da empresa em sua unidade de nuvem e estão satisfeitos com o investimento da gigante tecnológica em novas áreas — especialmente no chamado “instant commerce”, que se tornou extremamente competitivo na China.
O rali em Hong Kong se apoia no impulso do relatório de lucros da Alibaba na sexta-feira, quando suas ações listadas em Nova York fecharam quase 13% em alta.
Na semana passada, a Alibaba divulgou receita de 247,65 bilhões de yuans chineses (US$ 34,73 bilhões) no trimestre de junho, um aumento de 2% ano a ano, embora abaixo das expectativas dos analistas. Por outro lado, o lucro líquido teve alta anual de 78%, superando as previsões.
A unidade de computação em nuvem da empresa chinesa foi um destaque, com receita crescendo 26% ano a ano, taxa mais rápida que no trimestre anterior. O crescimento da nuvem da Alibaba vem acelerando nos últimos trimestres.
Assim como alguns de seus concorrentes chineses e norte-americanos, a Alibaba tem investido em infraestrutura de IA, desenvolvido seus próprios modelos e oferecido serviços de IA em sua unidade de nuvem. Investidores veem a divisão como crucial para os esforços da empresa em monetizar a inteligência artificial, semelhante à Microsoft ou Google.
Saiba mais:
Alibaba anuncia óculos com inteligência artificial, criando um rival chinês para a Meta
Alibaba, Tencent e JD.com mostram que anúncios com IA impulsionam compras
A receita de produtos relacionados à IA “manteve crescimento de dois dígitos ano a ano pelo oitavo trimestre consecutivo”, disse a empresa na sexta-feira.
No mesmo dia, a CNBC informou que a Alibaba está desenvolvendo um novo chip de IA, o que também contribuiu para a alta das ações na segunda-feira. O principal negócio de e-commerce da Alibaba vem mostrando sinais de recuperação, enquanto a empresa entrou no competitivo mercado de instant commerce na China.
Trata-se de um recurso introduzido este ano no Taobao, um dos principais apps de e-commerce da Alibaba na China, que realiza entregas de determinados produtos em até uma hora. Os investimentos em quick commerce impactaram os lucros ajustados da Alibaba em seu negócio de e-commerce. Os investidores têm dado à empresa certa margem para investir por enquanto.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Vale Tudo termina frustrando expectativas e escancarando desgaste das novelas
“Deusa da riqueza”, chinesa é condenada pelo maior golpe em criptomoedas da história
Santander, Travelex e Genial: investigação de esquema de evasão de divisas ocorreu em paralelo à mudança na lei de câmbio
Exportadores de café e carne ficam otimistas após encontro entre Marco Rubio e Mauro Vieira