CNBC

CNBCOs 10 principais empregos que oferecem trabalho remoto de meio período

Tarifas do Trump

Senado discute nesta terça-feira plano de ação contra tarifaço dos EUA

Publicado 02/09/2025 • 08:43 | Atualizado há 12 horas

Da Redação

KEY POINTS

  • A comissão temporária do Senado se reúne nesta terça-feira (2) para apresentar e votar o plano de ações contra os impactos da tarifa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros.
  • A tarifa, em vigor desde agosto, afeta cerca de 95 categorias de produtos, enquanto 700 itens, como petróleo, minérios de ferro e aviões, estão excluídos.
  • O plano prevê ouvir setores produtivos, mapear impactos econômicos e reforçar o diálogo com parlamentares e líderes empresariais dos EUA, com prazo de 60 dias para conclusão.

Andressa Anholete/Agência Senado

Senado brasileiro

A comissão temporária do Senado que acompanha os impactos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos se reúne nesta terça-feira (2), às 11h30 (horário de Brasília), para apresentar e votar o plano que estabelece as ações para enfrentar os efeitos do tarifaço sobre produtos brasileiros.

A tarifa, em vigor desde agosto, atinge aproximadamente 95 categorias de produtos, enquanto outros 700 itens, como petróleo, minérios de ferro, suco de laranja, celulose, aviões e peças para aeronaves, foram excluídos. A comissão tem prazo de 60 dias para concluir seus trabalhos.

O plano de trabalho prevê ouvir os setores produtivos, mapear os impactos econômicos e reforçar o diálogo com parlamentares e líderes empresariais dos EUA em uma ação suprapartidária.

Leia também:

Imposição de tarifa ‘necessariamente vai mudar o saldo comercial’, afirma economista

Tarifa de 50% e queda de preços podem gerar perdas de R$ 2,9 bi ao setor de suco de laranja

Tarifa de 50% dos EUA sobre café pode redirecionar exportações do Brasil, diz Abics

“O plano fixa um calendário de escuta setorial e reuniões técnicas, com foco em emprego, produção e manutenção de mercados”, afirmou o presidente da comissão, senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

Segundo ele, o colegiado “atua de forma institucional, defendendo o interesse público e a previsibilidade na relação Brasil-EUA”.

A comissão foi instalada após uma missão oficial a Washington, realizada entre os dias 28 e 30 de julho, quando parlamentares se reuniram com autoridades e empresários norte-americanos. O objetivo, segundo o presidente da comissão, foi abrir canais de diálogo e distensionar a relação bilateral em um momento de tensões comerciais.

Segundo Trad, o esforço da comissão será direcionado à busca de acordos setoriais que deem fôlego imediato às cadeias produtivas, além de trabalhar pela reversão da sobretaxa.

Paralelamente, o grupo vai monitorar audiências nos Estados Unidos sobre a Seção 301, ferramenta jurídico-comercial que pode embasar novas sanções. “A imposição das tarifas de 50% não foi o fim do jogo, foi apenas o começo. Esta comissão ainda tem papel fundamental a cumprir para preservar empregos, empresas e oportunidades, agindo com inteligência e senso de dever”, afirmou Trad.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump