Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
BMW aposta em software e valor de marca para enfrentar Tesla e rivais chineses
Publicado 05/09/2025 • 08:06 | Atualizado há 5 horas
ALERTA DE MERCADO:
OpenAI aposta alto na Índia — veja tudo o que a desenvolvedora do ChatGPT está fazendo por lá
Paramount exige retorno ao escritório cinco dias por semana antes de cortes de custos
Dallas Cowboys lideram ranking da CNBC dos times mais valiosos da NFL; veja a lista
Apple está bem posicionada no ranking da IA mesmo sem tecnologia própria, aponta analista da CNBC
BMW aposta em software e valor de marca para enfrentar Tesla e rivais chineses
Publicado 05/09/2025 • 08:06 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
Pixabay
A gigante alemã BMW está reforçando a aposta no valor de sua marca ao se preparar para lançar uma frota de veículos elétricos controlados por software para enfrentar rivais chineses e a Tesla, de Elon Musk.
Em declarações à CNBC antes do salão do automóvel de Munique da próxima semana, onde as montadoras europeias em dificuldades devem enfrentar os recém-chegados chineses, o CEO da BMW, Oliver Zipse, apresentou a estreia mundial do veículo utilitário esportivo iX3.
O SUV é o primeiro modelo de produção desenvolvido como parte da tão aguardada plataforma de veículos elétricos Neue Klasse, da BMW.
Com sede em Munique, a empresa pretende lançar mais de 40 veículos e versões atualizadas até 2027, na tentativa de acompanhar seus concorrentes.
Zipse disse à repórter da CNBC, Annette Weisbach, na sexta-feira, que a estreia do iX3 é o resultado de uma jornada de cinco anos.
“É o investimento mais importante e o maior que já fizemos, e mostra o caminho para o futuro. O que você vê aqui é apenas o primeiro carro de uma série de modelos que utilizam as mesmas tecnologias”, afirmou.
A BMW busca revolucionar a oferta digital de seus novos modelos com o foco em uma chamada “arquitetura supercérebro”, que substitui o hardware por um sistema centralizado de computador.
Segundo a companhia, um “novo sistema nervoso digital” para a plataforma Neue Klasse tem mais de 20 vezes a capacidade de processamento da geração atual de veículos.
Essas plataformas digitais fornecem capacidade de computação para funções de condução automatizada e de entretenimento, além de recursos básicos do carro, como controle de climatização e de conforto.
O esforço para destacar o desenvolvimento tecnológico da empresa ocorre no momento em que montadoras europeias tradicionais correm para reduzir a distância em relação às líderes em veículos definidos por software. A fabricante norte-americana Tesla atualmente domina esse espaço, ao lado das chinesas Xpeng e BYD.
“Há uma concorrência feroz, especialmente em preços, com a China. Existem muitos novos participantes no mercado e há uma disputa intensa por participação de mercado”, disse Zipse.
Por outro lado, o executivo destacou que a empresa detém pouco mais de 3% de participação global e não precisa competir em todos os segmentos. O que ajudará nas áreas em que atua, segundo ele, é o valor da marca.
“A BMW é uma promessa. A marca é uma promessa de ter a mais alta qualidade possível, de contar com a tecnologia mais avançada e de ser muito orientada ao cliente. Acho que isso é muito importante”, afirmou Zipse.
As ações da BMW acumulam alta de cerca de 13% no ano.
–
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Brasília agora: Congresso Nacional une líderes para ter o poder de punir diretores do Banco Central
Decisões do Banco Central favorecem BTG e geram R$ 11 bilhões em créditos contra a União, diz denúncia
ChatGPT terá controle parental após morte de adolescente
Adotado por 160 milhões de brasileiros, Pix ganha força no exterior por meio de parcerias entre fintechs nacionais
Meta remove 10 milhões de perfis no Facebook para combater spam