Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
BMW aposta em software e valor de marca para enfrentar Tesla e rivais chineses
Publicado 05/09/2025 • 08:06 | Atualizado há 2 meses
Aos 19 anos, novato da NBA começa a investir pensando na aposentadoria
American Airlines chega atrasada ao ‘boom’ das viagens de luxo. Será que ainda dá tempo de alcançar as rivais?
Duas amigas perderam os empregos dos sonhos depois de décadas — e agora dão conselhos para superar uma demissão
Cofundador da Meta diz que ser CEO por 13 anos foi exaustivo: ‘Eu coloco uma máscara dia após dia’
Paralisação do governo americano reduz financiamento de organizações sem fins lucrativos
Publicado 05/09/2025 • 08:06 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Pixabay
A gigante alemã BMW está reforçando a aposta no valor de sua marca ao se preparar para lançar uma frota de veículos elétricos controlados por software para enfrentar rivais chineses e a Tesla, de Elon Musk.
Em declarações à CNBC antes do salão do automóvel de Munique da próxima semana, onde as montadoras europeias em dificuldades devem enfrentar os recém-chegados chineses, o CEO da BMW, Oliver Zipse, apresentou a estreia mundial do veículo utilitário esportivo iX3.
O SUV é o primeiro modelo de produção desenvolvido como parte da tão aguardada plataforma de veículos elétricos Neue Klasse, da BMW.
Com sede em Munique, a empresa pretende lançar mais de 40 veículos e versões atualizadas até 2027, na tentativa de acompanhar seus concorrentes.
Zipse disse à repórter da CNBC, Annette Weisbach, na sexta-feira, que a estreia do iX3 é o resultado de uma jornada de cinco anos.
“É o investimento mais importante e o maior que já fizemos, e mostra o caminho para o futuro. O que você vê aqui é apenas o primeiro carro de uma série de modelos que utilizam as mesmas tecnologias”, afirmou.
A BMW busca revolucionar a oferta digital de seus novos modelos com o foco em uma chamada “arquitetura supercérebro”, que substitui o hardware por um sistema centralizado de computador.
Segundo a companhia, um “novo sistema nervoso digital” para a plataforma Neue Klasse tem mais de 20 vezes a capacidade de processamento da geração atual de veículos.
Essas plataformas digitais fornecem capacidade de computação para funções de condução automatizada e de entretenimento, além de recursos básicos do carro, como controle de climatização e de conforto.
O esforço para destacar o desenvolvimento tecnológico da empresa ocorre no momento em que montadoras europeias tradicionais correm para reduzir a distância em relação às líderes em veículos definidos por software. A fabricante norte-americana Tesla atualmente domina esse espaço, ao lado das chinesas Xpeng e BYD.
“Há uma concorrência feroz, especialmente em preços, com a China. Existem muitos novos participantes no mercado e há uma disputa intensa por participação de mercado”, disse Zipse.
Por outro lado, o executivo destacou que a empresa detém pouco mais de 3% de participação global e não precisa competir em todos os segmentos. O que ajudará nas áreas em que atua, segundo ele, é o valor da marca.
“A BMW é uma promessa. A marca é uma promessa de ter a mais alta qualidade possível, de contar com a tecnologia mais avançada e de ser muito orientada ao cliente. Acho que isso é muito importante”, afirmou Zipse.
As ações da BMW acumulam alta de cerca de 13% no ano.
–
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Beto Carrero World supera a Disney e é eleito o segundo melhor parque do mundo
2
Nike anuncia tênis com motor para aumentar desempenho em corridas leves e caminhadas
3
Argentina encerra votação legislativa; pleito é teste político para Javier Milei após meses de turbulência
4
Como bolsa, dólar e juros devem reagir à reunião de Lula e Trump
5
Cade multa CSN em R$ 128 milhões por descumprimento de termo ligado à Usiminas