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Avião da LATAM.
Flickr/Rafael Luiz Canossa
A LATAM registrou um crescimento expressivo de 13% em sua frota no Brasil nos últimos dois anos. Desde janeiro de 2023, a empresa recebeu 25 novas aeronaves da fábrica, todas da moderna família Airbus A320neo, que consomem até 20% menos combustível e emitem proporcionalmente menos CO2, contribuindo para uma operação mais sustentável.
Com o incremento, a frota brasileira da LATAM passou a contar com 19 aeronaves a mais desde dezembro de 2022, permitindo a oferta de 1,6 milhão de novos assentos no período.
Segundo Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil, o crescimento é fruto de investimentos consistentes, mesmo em um cenário global de escassez de aeronaves e peças. “Estamos ampliando nossa frota de forma eficiente e garantindo que mais brasileiros possam voar”, destacou.
Até o final de 2024, a LATAM terá 163 aviões em operação no Brasil, com idade média de 10,4 anos. No ano corrente, foram incorporados 15 novos Airbus (8 A320neo e 7 A321neo.
Os novos Airbus A320neo e A321neo são modelos de alta eficiência. O A320neo, com capacidade para 180 passageiros, oferece até 20% de economia em voos longos e é responsável por evitar a emissão de quase 20 milhões de toneladas de CO2 desde sua introdução no mercado, além de reduzir em até 50% a poluição sonora.
Já o A321neo, que acomoda 224 passageiros, apresenta características como 20% menos emissões de CO2 e compartimentos de bagagem 60% maiores. Ele também oferece tecnologia de cabine avançada, com iluminação adaptável, superfícies antimicrobianas e banheiros acessíveis para pessoas com deficiência.
A LATAM mantém a maior malha aérea de sua história no Brasil, operando em 52 aeroportos nacionais. Com um crescimento projetado de até 8% na oferta de assentos domésticos (ASK) para 2025, a companhia lidera o mercado nacional desde 2021, com quase 39% de participação (RPK) no terceiro trimestre de 2024, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Na operação internacional, há voos para 90 destinos internacionais. Entre as novidades de 2024, estão rotas inéditas como Brasília-Santiago, Curitiba-Lima e Recife-Santiago.
A empresa encerra o ano como líder no setor aéreo internacional brasileiro, com 23,45% de participação.
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