Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Quase metade dos turistas consulta Instagram, Facebook e TikTok antes de decidir para onde viajar
Publicado 13/09/2025 • 10:00 | Atualizado há 5 horas
Investimentos bilionários da OpenAI impulsionam Oracle e o setor de tecnologia
Eli Lilly e Novo Nordisk se preparam para batalha no campo dos medicamentos contra a obesidade
EXCLUSIVO CNBC: saiba como será o investimento de US$ 600 bilhões que a Apple vai fazer nos EUA para evitar tarifaço
Ram alega demanda reduzida e cancela produção de picape 100% elétrica
Relatório do governo Trump sobre vacinas derruba ações da Pfizer e da Moderna
Publicado 13/09/2025 • 10:00 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
Praia no Rio de Janeiro
Pexels
As redes sociais viraram as preferidas dos brasileiros na hora de buscar informações sobre viagens pelo país. Facebook, Instagram, Twitter e TikTok são as fontes de pesquisa escolhidas por 49% dos turistas.
Em seguida aparecem as dicas de amigos e familiares, o tradicional boca a boca, segundo revela pesquisa do Ministério do Turismo.
De acordo com o levantamento, as fontes menos populares são sites e blogs de turismo e agências de viagens, seguidos por programas de TV, livros e guias.
A psicóloga Luísa Galiza é um dos principais nomes do ecoturismo e turismo de aventura no país. Dona do canal Leve na Viagem, que alcança mais de 3 milhões de pessoas por mês e reúne mais de 400 mil seguidores nas redes sociais, Luísa destaca o potencial das plataformas digitais.
Leia mais:
Turismo de eventos e demanda corporativa em São Paulo impulsionam Tryp Perdizes, que será inaugurado em 2026
O Deserto como Tela: uma Imersão no Ultraluxo que Redefine o Turismo de Luxo
“O poder que a gente tem com essas redes, o poder de comunicação, ele é muito grande. As pessoas passam muito tempo, muitas horas do dia nas redes, principalmente no Instagram. E quem acompanha canais específicos de viagem com o intuito de pegar dicas mesmo, de fato, utiliza aquilo para o bucket list de viagens do ano. Sem dúvida é um meio no qual as pessoas utilizam para pesquisas.”
Jovens, entre 16 e 24 anos, do sexo feminino e com ensino superior são os que mais usam as redes sociais em busca de novos destinos.
Para Luísa Galiza, muitos influenciadores conquistaram credibilidade e acabaram se tornando referência, como aconteceu com ela no mundo do ecoturismo e turismo de aventura.
“Essas pessoas estão ali compartilhando as suas experiências, por exemplo, que viveram comigo, dos destinos que eu fui, e aí acaba levando indiretamente mais pessoas para aquele destino. Eu acho que é uma maneira de as pessoas colherem informações sobre os destinos e também as experiências que as pessoas viveram nesse destino. Não é só sobre uma foto bonita do lugar. É sobre o que aquele lugar oferece, que tipo de experiência a pessoa vai viver naquele lugar. E eu acho que com o Instagram, com essas redes, a gente consegue ter um acesso muito maior a essa informação.”
Luísa conta detalhes dos depoimentos recebidos pelo público:
“Eu recebo um feedback grandioso de pessoas que começaram a nadar para conseguirem tentar mergulhar como eu mergulho e ter aquelas experiências do fundo do mar. Pessoas que começaram a acreditar mais no seu próprio potencial físico e começaram a praticar trilhas e hoje em dia estão praticando trekking. Pessoas que viajam comigo pela primeira vez na vida para poder fazer trekking ou, pela primeira vez na vida, sozinhas, e aí viajam nas minhas expedições, se desafiando fisicamente e mentalmente. Pessoas que estão começando no mundo da montanha porque viram que é possível, pela maneira como eu mostro, pela maneira como eu compartilho, como eu incentivo.”
Os destinos preferidos dos turistas são Fernando de Noronha e Porto de Galinhas, em Pernambuco, e os Lençóis Maranhenses.
A pesquisa do Ministério do Turismo ouviu mais de 2,5 mil pessoas em agosto deste ano.
__
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Vale demite vice-presidente de RH após polêmica sobre diversidade
Análise: Embraer pode abrir mais um flanco de disputa entre Brasil e EUA
Microsoft volta com o trabalho presencial: funcionários terão que ir ao escritório três vezes por semana
Banco do Brasil coloca 142 imóveis em leilão neste mês
Samsung ganha espaço nos EUA e tira fatia de mercado da Apple com celulares dobráveis em alta