Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Advogado celebridade, alvo da PF por fraude bilionária contra o INSS, representa empresas gigantes do mercado brasileiro
Publicado 14/09/2025 • 07:30 | Atualizado há 4 horas
Investimentos bilionários da OpenAI impulsionam Oracle e o setor de tecnologia
Eli Lilly e Novo Nordisk se preparam para batalha no campo dos medicamentos contra a obesidade
EXCLUSIVO CNBC: saiba como será o investimento de US$ 600 bilhões que a Apple vai fazer nos EUA para evitar tarifaço
Ram alega demanda reduzida e cancela produção de picape 100% elétrica
Relatório do governo Trump sobre vacinas derruba ações da Pfizer e da Moderna
Publicado 14/09/2025 • 07:30 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Nelson Wilians, advogado investigado
O advogado Nelson Wilians, alvo da Operação Cambota da Polícia Federal, que investiga fraudes bilionárias em aposentadorias e pensões do INSS, construiu um dos maiores impérios da advocacia empresarial no país. Fundador do Nelson Wilians Advogados (NWADV), considerado o maior escritório full service da América Latina, ele estruturou uma equipe com mais de 1.100 advogados e quase 2.000 colaboradores, responsável por cerca de 400 mil processos ativos.
Entre os clientes estão grandes bancos, varejistas e multinacionais, além de empresas como Grupo Abril, Pão de Açúcar, TAM, Havan, Prevent Senior e Banco do Brasil. O escritório de Wilians está presente em todas as capitais brasileiras e mantém representações na América Latina, Ásia e Europa, atendendo mais de 16 mil clientes corporativos.
Leia mais:
Como o “Careca do INSS” usava 22 empresas para garantir esquema de fraudes bilionárias
Como advogado ‘ostentação’ e empresário de seguros atuavam no esquema de fraudes do INSS, segundo a PF
EXCLUSIVO: quais os próximos passos da investigação sobre fraudes depois da prisão do ‘careca do INSS’?
Wilians se apresenta como empreendedor do direito e figura pública. Foi o primeiro advogado a estampar a capa da revista Forbes no Brasil. Nas redes sociais, soma 1,5 milhão de seguidores no Instagram e também atua no TikTok, onde compartilha vídeos que misturam rotina de trabalho com ostentação de viagens, festas, passeios de lancha e carros de luxo. Os carros de corrida também fazem parte do seu universo: ele patrocina pilotos da Just Motors Racing, a primeira equipe amazonense de automobilismo no campeonato Road to 1000 Milhas. Essa exposição reforçou sua imagem de celebridade e projetou o nome do escritório.
Wilians também já atuou em causas de alta repercussão, como a disputa pela herança de Gugu Liberato, na qual representou Rose Miriam, mãe dos filhos do apresentador, além de ter prestado serviços jurídicos ao empresário Pablo Marçal em 2024.
Apesar da carreira consolidada, Wilians foi alvo da Operação Cambota, deflagrada pela PF em 12 de setembro, em São Paulo. A investigação aponta que o Coaf identificou movimentações financeiras suspeitas ligadas a repasses feitos por entidades controladas por Maurício Camisotti, também preso na operação.
Durante as buscas em endereços ligados ao advogado, foram apreendidas obras de arte, esculturas eróticas, vinhos raros, armas de fogo e veículos de altíssimo valor. Entre eles estavam uma Ferrari, um Porsche e um Rolls-Royce Phantom avaliado em R$ 11 milhões — o mais caro já retido pela PF.
A defesa de Wilians afirma que ele tem colaborado integralmente com as autoridades e confia na comprovação de sua inocência.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Vale demite vice-presidente de RH após polêmica sobre diversidade
Análise: Embraer pode abrir mais um flanco de disputa entre Brasil e EUA
Rolls-Royce do advogado Nelson Wilians é o carro mais caro já apreendido pela PF
Banco do Brasil coloca 142 imóveis em leilão neste mês
O que se sabe sobre o assassinato de Charlie Kirk, ativista conservador aliado de Trump