Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Bolsas europeias fecham em baixa com cautela antes da decisão sobre juros do Fed
Publicado 16/09/2025 • 15:28 | Atualizado há 4 horas
Exclusivo CNBC: Acordo do TikTok incluirá novos investidores na ByteDance, dizem fontes
Meta Connect 2025: óculos inteligentes com IA assumem o centro do palco
Google anuncia investimento de 5 bilhões de euros em IA no Reino Unido
EXCLUSIVO CNBC: Tim Cook diz que expansão da produção da Apple nos EUA criará um “efeito dominó”
Tribunal decide que Trump não pode demitir Lisa Cook antes de reunião do FOMC, enquanto Senado aprova indicado do presidente para o Fed
Publicado 16/09/2025 • 15:28 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Bolsas da Europa
Unsplash
As bolsas de valores da Europa encerraram o pregão desta terça-feira (16) em queda, refletindo a cautela dos investidores na véspera do anúncio de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), previsto para quarta-feira (17).
Em Londres, o índice FTSE 100 caiu 0,88%, fechando aos 9.195,66 pontos. Em Frankfurt, o DAX teve baixa de 1,79%, encerrando em 23.324,47 pontos. Em Paris, o CAC 40 recuou 1,00%, para 7.818,22 pontos. Já em Milão, o FTSE MIB teve queda de 1,28%, aos 42.504,56 pontos. Em Madri, o IBEX35 caiu 1,52%, para 15.161,70 pontos, enquanto em Lisboa, o PSI20 fechou em baixa de 0,37%, aos 7.737,97 pontos. Os números ainda são preliminares.
O mercado já espera um corte nos juros americanos, mas ainda há dúvidas sobre os próximos passos da política monetária. As negociações comerciais entre EUA e China também continuaram no radar dos investidores.
Entre os indicadores econômicos, os dados mostraram um avanço inesperado do índice ZEW na Alemanha em setembro, enquanto a produção industrial da zona do euro em julho subiu menos do que o esperado. Já a taxa de desemprego no Reino Unido ficou estável, o que reforça a expectativa de manutenção dos juros pelo Banco Central da Inglaterra (BoE) na quinta-feira (18).
O setor bancário foi um dos que mais pressionaram as bolsas europeias nesta terça-feira. O Commerzbank, da Alemanha, caiu cerca de 4%; o francês Société Générale fechou em baixa de 3,70%; e o espanhol Caixabank perdeu 2,52%.
Leia mais:
Bolsas da Ásia fecham em alta, após recordes em NY por expectativa com Fed
Ouro fecha em alta pela terceira vez seguida e bate novo recorde à espera do Fed
Entre as altas, a Anglo American subiu 0,63% após anunciar uma parceria para extrair cobre em uma mina no Chile junto com a Codelco. Já a Thyssenkrupp avançou cerca de 4% depois de notícias de que teria recebido uma proposta não vinculante da Jindal Steel, da Índia, por sua unidade de aço.
De acordo com o Bank of America (BofA), o volume de recompra de ações na Europa em 2025 pode atingir o maior patamar em pelo menos dez anos, impulsionado por empresas dos setores financeiro, de energia e industrial.
O banco avalia que esse movimento cria um cenário mais favorável para as ações, já que as recompras demonstram confiança da administração, ajudam a sustentar os preços dos papéis e contribuem para reduzir a volatilidade no mercado.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Vale demite vice-presidente de RH após polêmica sobre diversidade
Escândalo de protetores solares na Austrália revela que marcas não entregam a proteção que prometem
Rolls-Royce do advogado Nelson Wilians é o carro mais caro já apreendido pela PF
Banco do Brasil coloca 142 imóveis em leilão neste mês
Mansão, Ferrari e aeronaves: alvo da PF, advogado Nelson Wilians ostenta nas redes sociais