Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Bolsas europeias fecham em baixa com cautela antes da decisão sobre juros do Fed
Publicado 16/09/2025 • 15:28 | Atualizado há 2 meses
Nintendo aumenta expectativa de vendas do Switch 2
Binance, cujo fundador foi perdoado por Trump, nega favorecer negócios da família do presidente
Starbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo
Trump desiste de comparecer à Suprema Corte em julgamento sobre tarifas
CEO da MongoDB deixa cargo e é substituído por executivo da Cloudflare
Publicado 16/09/2025 • 15:28 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Unsplash
Bolsas da Europa
As bolsas de valores da Europa encerraram o pregão desta terça-feira (16) em queda, refletindo a cautela dos investidores na véspera do anúncio de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), previsto para quarta-feira (17).
Em Londres, o índice FTSE 100 caiu 0,88%, fechando aos 9.195,66 pontos. Em Frankfurt, o DAX teve baixa de 1,79%, encerrando em 23.324,47 pontos. Em Paris, o CAC 40 recuou 1,00%, para 7.818,22 pontos. Já em Milão, o FTSE MIB teve queda de 1,28%, aos 42.504,56 pontos. Em Madri, o IBEX35 caiu 1,52%, para 15.161,70 pontos, enquanto em Lisboa, o PSI20 fechou em baixa de 0,37%, aos 7.737,97 pontos. Os números ainda são preliminares.
O mercado já espera um corte nos juros americanos, mas ainda há dúvidas sobre os próximos passos da política monetária. As negociações comerciais entre EUA e China também continuaram no radar dos investidores.
Entre os indicadores econômicos, os dados mostraram um avanço inesperado do índice ZEW na Alemanha em setembro, enquanto a produção industrial da zona do euro em julho subiu menos do que o esperado. Já a taxa de desemprego no Reino Unido ficou estável, o que reforça a expectativa de manutenção dos juros pelo Banco Central da Inglaterra (BoE) na quinta-feira (18).
O setor bancário foi um dos que mais pressionaram as bolsas europeias nesta terça-feira. O Commerzbank, da Alemanha, caiu cerca de 4%; o francês Société Générale fechou em baixa de 3,70%; e o espanhol Caixabank perdeu 2,52%.
Leia mais:
Bolsas da Ásia fecham em alta, após recordes em NY por expectativa com Fed
Ouro fecha em alta pela terceira vez seguida e bate novo recorde à espera do Fed
Entre as altas, a Anglo American subiu 0,63% após anunciar uma parceria para extrair cobre em uma mina no Chile junto com a Codelco. Já a Thyssenkrupp avançou cerca de 4% depois de notícias de que teria recebido uma proposta não vinculante da Jindal Steel, da Índia, por sua unidade de aço.
De acordo com o Bank of America (BofA), o volume de recompra de ações na Europa em 2025 pode atingir o maior patamar em pelo menos dez anos, impulsionado por empresas dos setores financeiro, de energia e industrial.
O banco avalia que esse movimento cria um cenário mais favorável para as ações, já que as recompras demonstram confiança da administração, ajudam a sustentar os preços dos papéis e contribuem para reduzir a volatilidade no mercado.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Começa venda de ingressos para final da Libertadores; confira os preços
2
Avião de carga explode após decolagem nos EUA e provoca grande operação de emergência
3
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
4
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos
5
Banco Central publica regras para fechar ‘contas-bolsão’ usadas em fraudes e lavagem de dinheiro