CNBC
Neel Kashkari

CNBCDiretor do Fed defende mais dois cortes de juros no ano; ‘impacto das tarifas na inflação é limitado’

Empresas & Negócios

Em meio à guerra global de tarifas, TikTok monopoliza discussões entre China e EUA

Publicado 20/09/2025 • 21:05 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • EUA e China negociam o futuro do TikTok, com Trump afirmando um acordo iminente, enquanto a China pede que a disputa seja resolvida por meio das regras de mercado.
  • A proibição do TikTok nos EUA foi adiada pela quarta vez; a lei exige que a matriz chinesa ByteDance ceda o controle da plataforma para investidores americanos.
  • ByteDance agradece Xi e Trump e seguirá a lei chinesa para manter o TikTok nos EUA; Oracle e fundos americanos podem assumir parte do controle.

As duas maiores potências mundiais, EUA e China, passaram as últimas semanas discutindo o destino da rede social voltada, principalmente, ao público jovem: o TikTok. Os presidentes dos dois países, Donald Trump e Xi Jinping, chegaram a trocar um telefonema na sexta-feira (19) para tentar um acordo. Do lado americano, a avaliação foi otimista; já os chineses foram mais céticos.

A disputa de versões ocupou as horas posteriores ao telefonema. Enquanto a Casa Branca afirmava que o acordo para a compra da plataforma está prestes a ser concluído, o governo chinês não confirmava publicamente o negócio, indicando que as conversas ainda estão em andamento.

O presidente Trump anunciou pela sua rede Truth Social que houve “avanços” durante a ligação sobre o futuro do Tik Tok, disse que o diálogo foi “muito produtivo” e abordou o comércio, a guerra na Ucrânia e o tráfico de fentanil, a droga que afeta os Estados Unidos.

O líder chinês, por sua vez, pediu a Trump que a disputa sobre a propriedade do TikTok nos Estados Unidos seja resolvida pelas “regras do mercado”, de acordo com a versão da ligação divulgada por Pequim.

Xi Jinping afirmou que o diálogo foi “positivo e construtivo”, segundo reportagem para o canal CCTV e para a agência de notícias Xinhua, veículos da imprensa estatal chinesa. Ele também fez um alerta, ressaltando que é necessário “evitar medidas unilaterais de restrição do comércio para não colocar em risco os avanços conseguidos em diferentes ciclos de negociações”.

Trump afirmou posteriormente, em um ato no Salão Oval, que Xi “aprovou” o acordo durante o diálogo telefônico, mas depois acrescentou: “Precisamos assiná-lo.” 

Saiba mais:

Trump e Xi Jinping divergem sobre avanço nas negociações da venda do TikTok

Trump cita avanço no acordo do TikTok após conversa com Xi Jinping

ByteDance agradece presidentes

A ByteDance em um comunicado divulgado neste sábado (20), a ByteDance agradeceu a Xi e Trump “por sua preocupação com o TikTok”

A empresa, que foi a pioneira no desenvolvimento do aplicativo, informou que avançará com o trabalho de acordo com a lei chinesa, assegurando que o TikTok “continue servindo sua ampla base de usuários americanos”.

Em uma matéria publicada pelo The Wall Street Journal, fonte disseram que um consórcio poderia ser formado para controlar o TikTok, incluindo a gigante da tecnologia Oracle e dois fundos de investimento da Califórnia, Silver Lake e Andreessen Horowitz.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios