Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump e Xi Jinping divergem sobre avanço nas negociações da venda do TikTok
Publicado 20/09/2025 • 13:01 | Atualizado há 2 meses
O critério ‘incontestável’ de Paris Hilton para contratar em sua marca global
Investidores globais mantêm otimismo sobre big techs e corrida da IA
Empresas cortam profissionais iniciantes para investir em IA; especialistas veem risco no longo prazo
Mercado de luxo volta a ganhar fôlego na China, dizem executivos
Como tarifas e IA estão impulsionando o mercado de segunda mão nos EUA
Publicado 20/09/2025 • 13:01 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Unsplash.
ByteDance confirma que seguirá regras da China para manter TikTok nos EUA.
Após uma conversa telefônica entre Donald Trump e Xi Jinping, os líderes dos Estados Unidos e da China demonstraram diferentes percepções sobre o avanço nas negociações para a venda do aplicativo TikTok. Trump declarou que um acordo para a transferência da plataforma estaria próximo e que uma formalização seria apenas questão de tempo, além de anunciar planos de visitar a China no próximo ano.
Leia mais:
Trump cita avanço no acordo do TikTok após conversa com Xi Jinping
Trump e Xi Jinping discutem acordo sobre TikTok nesta sexta
Trump adia novamente proibição do TikTok nos EUA até 16 de dezembro
Trump afirmou que no telefonema Xi teria “aprovado” o acordo que envolve o aplicativo, mas ressaltou a necessidade de assinatura formal. Por outro lado, o governo chinês não confirmou nenhum acerto e destacou que as empresas devem negociar baseando-se em regras de mercado. “A posição da China é clara: o governo respeita a vontade das empresas e as incentiva a buscar soluções que equilibrem interesses e estejam em conformidade com as leis e regulamentos chineses”, informou comunicado oficial do governo chinês.

Trump também relatou que Xi prometeu colaborar com os Estados Unidos para encontrar uma solução para o conflito na Ucrânia, tema em que Pequim é acusado por países ocidentais de apoiar a Rússia, enquanto afirma adotar postura neutra. Segundo Trump, ambos avançaram em “muitos temas importantes” durante a ligação, incluindo o futuro do TikTok. O presidente estadunidense acrescentou ainda que pretende encontrar Xi em uma reunião paralela à cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, na Coreia do Sul, prevista para o fim de outubro, e receber o líder chinês nos Estados Unidos em data ainda não definida.
As negociações ocorrem em um contexto de desconfiança mútua. O Congresso dos Estados Unidos aprovou, em 2024, legislação obrigando a ByteDance, dona do TikTok, a vender suas operações sob argumento de segurança nacional. Parlamentares estadunidenses apontam riscos de coleta de dados e influência chinesa sobre usuários da rede. Apesar das pressões, Trump, usuário frequente de redes sociais, voltou a adiar a proibição do aplicativo.

Em nota divulgada neste sábado (20), a ByteDance agradeceu o interesse dos presidentes dos Estados Unidos e da China. “A ByteDance seguirá com os trâmites necessários conforme a legislação chinesa, garantindo que o TikTok continue atendendo sua ampla base de usuários nos EUA”, afirmou a empresa. Entre os possíveis compradores está a Oracle, de Larry Ellison, empresário próximo a Trump e um dos mais ricos do mundo, o que poderia aumentar a influência do presidente sobre o setor de tecnologia.
Especialistas destacam que muitos pontos do eventual acordo ainda permanecem indefinidos, como o controle do algoritmo do aplicativo. “Pequim está demonstrando disposição para negociar duro e quer compensação de Washington por eventuais concessões”, avaliou Wendy Cutler, vice-presidente do Asia Society Policy Institute.
Leia mais:
Exclusivo CNBC: Acordo do TikTok incluirá novos investidores na ByteDance, dizem fontes
China pressiona EUA e Japão a retirar sistema de mísseis Typhon exibido em manobras militares
Ambos os países aumentaram tarifas um sobre o outro no início do ano, impactando as cadeias globais, mas fecharam acordo para reduzir os impostos, que expira em novembro. Durante a conversa, Xi agradeceu a Trump pelo papel dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, em resposta a críticas feitas pelo líder estadunidense sobre a realização de um desfile militar em Pequim.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Maioria dos brasileiros que abriu negócio próprio quer voltar à CLT, mostra pesquisa
2
Na COP30, chefe do clima da ONU cobra resultados de negociadores e pede que países cedam
3
Erupção de vulcão no Japão levanta coluna de 4,4 km de cinzas e cancela voos
4
Raízen antecipa contratos de quase metade da safra 26/27 e garante boa rentabilidade
5
Louis Vuitton vence o 1° Grand Prix de la Haute Joaillerie com o colar Apogée