Quanto Mariah Carey ganha com “All I Want for Christmas Is You”? Veja valor
Veja 3 dicas para transformar o estresse em felicidade nas festas de fim de ano
Atentado na Alemanha: “Evento terrível e trágico”, diz chanceler alemão Olaf Scholz
Biden aprova pacote de gastos e garante funcionamento do governo dos EUA
Companhia de cruzeiros lança programa de passe anual, com pagamentos em bitcoin
Publicado 18/12/2024 • 12:41
KEY POINTS
Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil
Valter Campanato/Agência Brasil
Mais da metade dos brasileiros pensam que o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) tentou dar um golpe de Estado para permanecer no cargo, segundo uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (18). Outros 39% não acreditam na hipótese, enquanto 7% dizem não saber responder.
O resultado é semelhante ao de uma pesquisa realizada em março deste ano. A crença de que Bolsonaro teve intenção de dar um golpe oscilou negativamente, passando de 55% para um percentual menor, enquanto a percepção de sua inocência permaneceu estável (39%).
Em novembro, o ex-presidente foi indiciado no inquérito que apura a trama golpista ao lado de outras 39 pessoas, 28 delas militares. Bolsonaro nega as acusações e alega ser vítima de perseguição política. A Polícia Federal discorda.
A pesquisa Datafolha ainda aponta que 68% dos entrevistados acreditam que houve risco de golpe nos últimos meses de 2022. Entre eles, 43% consideram que o perigo foi grande, 17% avaliam como médio e 8% como pequeno. Por outro lado, 25% descartam essa possibilidade, enquanto 7% afirmam não saber.
O instituto Datafolha questionou 2.002 eleitores sobre o tema nos dias 12 e 13 de dezembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos.