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Governo de São Paulo adia leilão das Travessias Hídricas para 13 de novembro

Publicado 23/09/2025 • 13:35 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • O governo do Estado de São Paulo decidiu adiar o leilão para concessão patrocinada do Sistema de Travessias Hídricas para o dia 13 de novembro.
  • A expectativa é de um investimento de cerca de R$ 2,5 bilhões no projeto.
  • A iniciativa foi desenvolvida pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) e segue o modelo de Parceria Público-Privada (PPP).

Nova embarcação da frota

Divulgação/Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística

O governo do Estado de São Paulo decidiu adiar o leilão para concessão patrocinada do Sistema de Travessias Hídricas, que aconteceria em 13 de outubro, para o dia 13 de novembro.

A expectativa é de um investimento de cerca de R$ 2,5 bilhões no projeto. A iniciativa foi desenvolvida pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) e segue o modelo de Parceria Público-Privada (PPP).

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Uma nova versão do edital foi publicada no Diário Oficial na segunda-feira (22), trazendo alterações que, segundo o governo estadual, tornam o projeto mais atrativo e competitivo. “A decisão de republicar o edital e remarcar a data do leilão foi tomada para atender pedidos dos investidores, que pediram mais tempo para analisar o projeto, devido à sua complexidade e inovação”, explicou o governo.

Detalhes do contrato e inovações previstas

O contrato terá duração de 20 anos. A PPP das Travessias Hídricas prevê a troca da frota atual por 45 novas embarcações, sendo 41 delas com motor elétrico.

Além disso, está prevista a construção e padronização de terminais com infraestrutura moderna, climatização, banheiros acessíveis e espaços para alimentação e informações.

Linhas modernizadas

As linhas que passarão por melhorias são: Sebastião-Ilhabela; Santos-Vicente de Carvalho; Santos-Guarujá; Bertioga-Guarujá; Cananéia-Continente; Cananéia-Ilha Comprida; Cananéia-Ariri; Iguape-Juréia; Bororé-Grajaú; Taquacetuba-Bororé; João Basso-Taquacetuba; Porto Paraítinga; Porto Varginha; e Porto Natividade da Serra.

Atualmente, o sistema transporta cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano. Com as novas embarcações, que serão maiores e mais modernas, a expectativa do governo é diminuir as filas. O contrato também garante a manutenção dos valores das tarifas atuais e das gratuidades já oferecidas.

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