Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
ChatGPT entra no jogo do e-commerce, lança nova função e impulsiona ações da Etsy e Shopify
Publicado 30/09/2025 • 21:43 | Atualizado há 4 horas
Warren Buffett está de olho na maior aquisição da Berkshire Hathaway em três anos
CEO da Ford prevê queda de 50% nas vendas de carros elétricos com fim dos incentivos
JPMorgan Chase avança todo dia para se tornar o primeiro megabanco do mundo totalmente movido a IA
Com críticas de empresários e rivais, primeiro-ministro do Reino Unido se prepara para discurso decisivo
DeepSeek da China lança modelo de IA de nova geração
Publicado 30/09/2025 • 21:43 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Divulgação OpenAI
Instant Checkout ChatGPT
A OpenAI anunciou na segunda-feira (29) o lançamento do Instant Checkout, uma função que permite comprar produtos usando o chatbot de inteligência artificial ChatGPT.
No início, o Instant Checkout possibilita compras de um único produto diretamente com vendedores do Etsy nos Estados Unidos e está disponível para usuários do ChatGPT Plus, Pro e Gratuito no país. Segundo a OpenAI, mais de um milhão de lojistas do Shopify, incluindo marcas como Skims e Glossier, também vão aderir à novidade em breve.
As ações da Etsy fecharam em alta de quase 16% na segunda-feira. Já as ações da Shopify encerraram o pregão em alta de mais de 6%.
Leia mais
xAI, de Elon Musk, acusa OpenAI por suposto roubo de segredos comerciais
OpenAI inaugura primeiro data center do projeto Stargate no Texas em aposta bilionária na infraestrutura de IA
A OpenAI vai cobrar uma taxa sobre as transações feitas via ChatGPT, o que pode transformar a ferramenta em uma nova fonte de receita importante para a startup. A empresa ainda não é lucrativa e tem aumentado os gastos para expandir sua infraestrutura de computação.
A companhia preferiu não divulgar detalhes sobre o valor dessas taxas, já que são definidas em contratos confidenciais com o Etsy e o Shopify. Segundo a OpenAI, o Instant Checkout é gratuito para os usuários e não altera o preço dos produtos.
“Nossa visão para o ChatGPT – e para boa parte da tecnologia que criamos, mas principalmente para o ChatGPT – é que ele não só traz informações, como também ajuda você a resolver coisas do dia a dia”, disse Michelle Fradin, líder de produto de comércio do ChatGPT na OpenAI, em entrevista à CNBC.
O plano da empresa é lançar a opção de carrinho com vários itens e levar o Instant Checkout para mais regiões no futuro.
A OpenAI vem apostando forte no comércio eletrônico nos últimos meses e, em abril, passou a oferecer recomendações de produtos nas buscas. O ChatGPT exibe produtos de toda a internet, e os resultados aparecem conforme a relevância para o usuário, sem influência de parcerias com a OpenAI, segundo Fradin.
Depois do lançamento do Instant Checkout, se o usuário estiver navegando e encontrar, por exemplo, um produto de um vendedor do Etsy, já pode finalizar a compra direto pelo ChatGPT, sem precisar sair para o site do lojista.
O Instant Checkout funciona com base no Agentic Commerce Protocol, uma tecnologia desenvolvida pela OpenAI que permite ao usuário concluir a compra diretamente com o lojista através do ChatGPT. Esse sistema foi criado em parceria com a fintech Stripe, responsável pelas assinaturas do ChatGPT.
“Se você já é assinante e já cadastrou seu cartão no ChatGPT, quando for comprar algo no Etsy, não precisa cadastrar tudo de novo”, explicou Fradin.
No início, a OpenAI pensou o Agentic Commerce Protocol apenas para o e-commerce, mas Fradin acredita que ele pode servir para outros tipos de pagamentos ou compras no futuro. A empresa está liberando o código do sistema para que lojistas criem integrações mais rápido e para que desenvolvedores testem novos usos.
O ChatGPT passou dos 700 milhões de usuários ativos por semana em agosto, e Fradin contou que “uma enorme fatia” das perguntas feitas na plataforma tem a ver com compras ou comércio de alguma forma. As dúvidas vão desde pedidos específicos, como ajuda para achar uma bota preta, até buscas mais amplas, como ideias para organizar uma festa de aniversário para 12 crianças.
“O que a gente queria era facilitar ainda mais para que o usuário conclua sua jornada no ChatGPT, e para que lojistas e desenvolvedores possam transformar essas conversas em vendas”, afirmou Fradin.
__
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Aporte na Cosan deixa a situação da Raízen mais indefinida
Casa Branca determina início de paralisação nos EUA após derrota de Trump no Senado
Grupo Boticário se posiciona após citação de franqueado em operação da Receita contra PCC
Impasse nos EUA: por que a paralisação preocupa o mundo e o Brasil
A nova cartografia da liderança: IA, talento, geração Z, o humano, o planeta, os modelos de negócios e os vínculos na era digital