CNBC

CNBCSam Altman e o risco do Sora, app de vídeos por IA da OpenAI: “Espero que a Nintendo não nos processe”

Notícias do Brasil

Casos suspeitos de intoxicação por metanol chegam a 192 em SP; governo monta gabinete de crise

Publicado 06/10/2025 • 14:03 | Atualizado há 6 horas

KEY POINTS

  • O número de casos suspeitos de contaminação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas subiu para 192 em São Paulo.
  • De acordo com o governador Tarcísio de Freitas, 14 deles foram confirmados por exames que detectaram a substância nos pacientes. Duas mortes já foram comprovadas por intoxicação, enquanto outras sete estão sob investigação.
  • Diante do surto, o governo estadual anunciou uma série de medidas de fiscalização, saúde pública e cooperação com o setor privado para conter o avanço das intoxicações provocadas por bebidas falsificadas ou contrabandeadas.

O número de casos suspeitos de contaminação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas subiu para 192 em São Paulo. De acordo com o governador Tarcísio de Freitas, 14 deles foram confirmados por exames que detectaram a substância nos pacientes. Duas mortes já foram comprovadas por intoxicação, enquanto outras sete estão sob investigação.

Diante do surto, o governo estadual anunciou uma série de medidas de fiscalização, saúde pública e cooperação com o setor privado para conter o avanço das intoxicações provocadas por bebidas falsificadas ou contrabandeadas.

“Estabelecer a confiança do consumidor, acho que isso é o mais importante”, afirmou Tarcísio nesta segunda-feira (6), ao classificar o problema como estrutural.

Segundo o governador, estudos de entidades indicam que mais de 20% das bebidas comercializadas no país são fraudadas, adulteradas ou entram por contrabando. “Esse é o tamanho do desafio que a gente está enfrentando”, completou.

Leia também:

Gabinete de crise

O governo criou um gabinete de crise que reúne as secretarias de Saúde, Segurança Pública, Fazenda e Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Comunicação e o Procon-SP, em articulação com as prefeituras.

Na área da saúde, a rede estadual foi reestruturada para atender os casos suspeitos. Foram adquiridas 2.500 ampolas de álcool etílico absoluto, utilizado como antídoto no tratamento da intoxicação por metanol, e distribuídas a 20 hospitais de referência.

As análises laboratoriais ficarão sob responsabilidade do Laboratório de Toxicologia e Análises Forenses da USP de Ribeirão Preto, que receberá as amostras coletadas em todo o estado. Segundo Tarcísio, 15 casos já foram descartados após avaliação clínica, e o governo trabalha para ampliar a capacidade de exames e reduzir a variação nos números conforme os laudos são concluídos.

Fiscalização e prisões

Até o momento, 11 estabelecimentos (entre bares, adegas e distribuidoras) foram interditados cautelarmente. Outras seis distribuidoras e dois bares tiveram a inscrição estadual suspensa, o que impede a emissão de notas fiscais e, portanto, a operação. Em Barueri, foram apreendidas 128 mil garrafas lacradas sem documentação.

Em uma semana, operações policiais e administrativas registraram 60 ações em bares, festas, distribuidoras e fábricas clandestinas. Foram apreendidas mais de 7 mil garrafas com suspeita de falsificação ou adulteração e 100 mil insumos usados na produção ilegal, como rótulos, tampas e lacres. Vinte pessoas foram presas, entre elas o principal fornecedor de insumos para falsificação no estado.

No acumulado de 2025, o governo já apreendeu 50 mil garrafas e prendeu 41 pessoas. “Toda vez que a gente percebe bebida sem comprovação de origem, o comerciante que topa o risco de comprar algo sem nota fiscal está sendo irresponsável”, disse Tarcísio. “Quem recebe uma encomenda para fabricar um rótulo de Jack Daniel’s ou de Smirnoff, por exemplo, sabe que está fazendo um rótulo para uma bebida que vai ser falsificada”, afirmou o governador.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;