Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Jeff Bezos prevê data centers no espaço em até 20 anos e diz que IA trará impacto duradouro
Publicado 12/10/2025 • 08:34 | Atualizado há 5 horas
BREAKING NEWS:
Guerra comercial: Trump ironiza Xi Jinping e diz que chinês está em um "momento ruim"
NBA retorna à China e donos de times dizem que Macau está mais vibrante do que nunca
BlackRock vê mudança no negócio de inteligência artificial; onde os investidores estão colocando seu dinheiro agora?
Posições da Berkshire em ações japonesas superam US$ 30 bi; Buffett segue comprando
Megacaps de tecnologia perdem US$ 770 bilhões em valor com Nasdaq sofrendo a queda mais acentuada desde abril
A dominância da OpenAI não se parece com nada que o Vale do Silício já viu
Publicado 12/10/2025 • 08:34 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
O fundador da Amazon, Jeff Bezos, afirmou que data centers de grande porte serão construídos no espaço nas próximas duas décadas e que esses sistemas poderão superar em desempenho e custo os atuais centros de dados instalados na Terra.
A previsão foi feita durante o Italian Tech Week, realizado em Turim, na Itália. Segundo Bezos, o uso contínuo de energia solar e a ausência de variações climáticas farão dos data centers orbitais uma alternativa mais eficiente e sustentável.
“Esses enormes clusters de treinamento [de IA] serão melhores se construídos no espaço, porque temos energia solar 24 horas por dia, sem nuvens, sem chuva, sem clima”, afirmou o executivo. “Seremos capazes de superar o custo dos centros de dados terrestres em 10 a 20 anos.”
A proposta de transferir infraestrutura de computação para o espaço tem ganhado força entre gigantes de tecnologia. Com o avanço da inteligência artificial e o aumento exponencial do consumo de energia e água para resfriar servidores, o setor busca alternativas que reduzam impacto ambiental e ampliem eficiência.
Bezos explicou que essa transição faz parte de um movimento mais amplo de uso do espaço para melhorar a vida na Terra. “Isso já aconteceu com satélites meteorológicos e de comunicação. O próximo passo são os centros de dados e, depois, outros tipos de manufatura”, disse.
Apesar do otimismo, o bilionário reconheceu que os data centers espaciais enfrentam desafios técnicos significativos, como manutenção complexa, altos custos de lançamento de foguetes e o risco de falhas em órbita.
O conceito, que há poucos anos parecia ficção científica, já começa a ser estudado por empresas privadas e agências espaciais, diante do aumento da demanda por infraestrutura energética e computacional de alta escala.
Durante o evento, Bezos também comparou o atual momento da inteligência artificial ao boom da internet no início dos anos 2000. Para ele, o entusiasmo é justificado, mesmo diante de possíveis bolhas especulativas.
“Devemos ser extremamente otimistas. As consequências sociais e benéficas da IA são reais e vieram para ficar”, afirmou. “É importante distinguir as bolhas e seus efeitos pontuais da realidade de longo prazo. Os benefícios da IA serão amplamente difundidos e chegarão a todos os setores.”
Bezos, que também lidera a Blue Origin, empresa de tecnologia espacial, reforçou que o espaço é a “nova fronteira” para a infraestrutura digital global. Segundo ele, a combinação entre energia solar constante e avanços em transporte orbital pode tornar economicamente viável transferir parte da computação da Terra para o espaço, transformando a indústria de tecnologia nas próximas décadas.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Cinco lições deixadas pela crise dos COEs da Ambipar e da Braskem
XP investiga se corretores informaram clientes corretamente sobre riscos dos COEs como nos casos de Ambipar e Braskem
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
China reage a tarifas de Trump e defende controle sobre exportações de terras raras
EXCLUSIVO: perdas de 93% em COEs da Ambipar e Braskem são irreversíveis, alerta especialista