Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tarifaço: Mauro Vieira viaja aos EUA para preparar terreno e tentar destravar impasse comercial entre Lula e Trump
Publicado 13/10/2025 • 19:15 | Atualizado há 4 horas
EXCLUSIVO CNBC: CEOs da Oracle falam sobre responsabilidade da IA no mercado bilionário de serviços de nuvem
Montadoras são acusadas de fraudar testes de emissões de diesel em processos no Reino Unido
Pesquisa aponta que maioria dos americanos deixaria o emprego se voltasse ao presencial
Salesforce adiciona chamada de voz a software de atendimento ao cliente Agentforce AI
Citi prepara serviço de custódia de criptoativos em 2026, enquanto Wall Street mergulha mais fundo em ativos digitais
Publicado 13/10/2025 • 19:15 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Fátima Meira/Enquadrar
O chanceler Mauro Vieira e o presidente Lula
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, viaja aos Estados Unidos nesta semana para se reunir com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio. O chanceler acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem a Roma e ao Vaticano nesta segunda-feira (13) e, em vez de retornar ao Brasil, seguirá diretamente de Roma para Washington, onde ocorrerá a reunião com Rubio para discutir a crise diplomática entre os dois governos.
A programação ainda não foi oficializada, mas o encontro será liderado pelos chanceleres e contará com integrantes das duas equipes diplomáticas. Estão na pauta temas de interesse econômico-comercial e outras prioridades regionais. Para integrantes do Planalto, as discussões podem incluir, além do tarifaço e das sanções a autoridades brasileiras, um possível acordo na exploração de minerais críticos — com foco em reservas nacionais de terras raras —, além de planos de regulação das big techs no Brasil e a crise na Venezuela.
O presidente Lula já pediu a Trump a revogação da sobretaxa de 40% sobre as exportações brasileiras aos EUA, bem como a suspensão das punições com cassação de vistos e da Lei Magnitsky.
Vieira viaja acompanhado de assessores próximos, e parte da equipe já se deslocou de Brasília para participar da reunião no Departamento de Estado. Em telefonema na quinta-feira passada, Rubio convidou o chanceler brasileiro para liderar a conversa entre as equipes de governo — o que confere caráter político ao encontro em Washington.
Filho de imigrantes cubanos, Rubio conversou com Vieira por cerca de 15 minutos, em espanhol, como revelou o Estadão, para ajustar a agenda da reunião. A conversa ocorreu por ordem de Trump, que há uma semana indicou a Lula e a seus ministros que Rubio seria o interlocutor oficial para tratar da relação com o Brasil.
Antes disso, o governo brasileiro manteve contatos reservados com outros interlocutores, especialmente com o enviado especial para Missões Especiais, Richard Grenell. Como também revelou o Estadão, Grenell recebeu o assessor especial Celso Amorim em Nova York, um dia antes do primeiro encontro entre Lula e Trump nas Nações Unidas, e viajou sigilosamente ao Rio de Janeiro, onde se reuniu com Vieira e telefonou a Amorim.
O chanceler já havia se encontrado com Rubio em 30 de julho, em um escritório de advocacia em Washington, nas proximidades da Casa Branca.
A nova reunião entre Vieira e Rubio funciona como prévia do futuro encontro entre Lula e Donald Trump, previsto para ocorrer na Malásia, entre 26 e 27 de outubro. Os dois presidentes também manifestaram disposição para se reunir novamente, seja no Brasil ou nos Estados Unidos.
Ambos foram convidados para a Cúpula da Asean, bloco econômico do Sudeste Asiático, e planejam estar em Kuala Lumpur na mesma oportunidade. Assim, desenha-se um roteiro diplomático progressivo: o breve encontro nos bastidores da ONU, o telefonema presidencial, a reunião entre os chanceleres e, por fim, a preparação de um encontro bilateral de trabalho entre os presidentes.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Maior fábrica de celulose do mundo é erguida no Brasil com investimento de US$ 4,6 bilhões
Arauco: Maior fábrica de celulose do mundo criará vagas de emprego que superam o número de habitantes da cidade sede em MS
XP avalia criação de fundo para investidores afetados por COE da Ambipar
Cinco lições deixadas pela crise dos COEs da Ambipar e da Braskem