CNBC

CNBCEXCLUSIVO CNBC: CEOs da Oracle falam sobre responsabilidade da IA no mercado bilionário de serviços de nuvem

Mundo

EUA x China: ações de terras raras sobem no pré-mercado em meio à disputa comercial

Publicado 14/10/2025 • 08:45 | Atualizado há 7 horas

CNBC

KEY POINTS

  • As ações das mineradoras de terras raras dos EUA dispararam no pré-mercado na terça-feira (14/10), estendendo um rali da sessão anterior.
  • Critical Metals, USA Rare Earth e Energy Fuels estavam entre as que lideravam os ganhos.
  • Os movimentos ocorrem em meio a uma renovada disputa comercial entre as duas maiores economias do mundo.

As ações das mineradoras de terras raras dos EUA subiram no pré-mercado na terça-feira (14/10), estendendo os fortes ganhos da sessão anterior, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou a China com tarifas de 100% sobre os rigorosos controles de exportação de minerais críticos de Pequim.

A Critical Metals saltou mais de 36% no pré-mercado, a USA Rare Earth subiu 12% e a MP Materials aumentou 9%. As ações da Energy Fuels foram vistas pela última vez com alta de 12,6%, enquanto a NioCorp Developments estava quase 10% mais alta. Os movimentos ocorrem enquanto os investidores ficam de olho no potencial de uma renovada disputa comercial entre as duas maiores economias do mundo.

Na sexta-feira, Trump anunciou os EUA imporiam novas tarifas de 100% sobre as importações da China a partir de 1/11, acrescentando que a Casa Branca também imporia controles de exportação sobre “qualquer e todo software crítico”. O presidente dos EUA pareceu suavizar sua retórica no domingo, no entanto, dizendo que a situação com Pequim “ficará bem”.

A China anunciou na quinta-feira uma nova estrutura para restringir as exportações de terras raras em um movimento que foi visto como um forte aviso ao Ocidente — e um reflexo da crescente desconfiança entre Pequim e Washington. A China é a líder incontestável da cadeia de suprimentos de minerais críticos, produzindo quase 70% da oferta mundial de terras raras de minas e processando quase 90%, o que significa que está importando esses materiais de outros países e refinando-os.

Autoridades ocidentais têm repetidamente apontado o domínio da cadeia de suprimentos de Pequim como um desafio estratégico, particularmente dado que a demanda por minerais críticos deve crescer exponencialmente, à medida que a transição para energia limpa acelera.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;