Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Terras raras: governo monta conselho para assessorar Lula em decisões sobre minerais críticos
Publicado 16/10/2025 • 19:35 | Atualizado há 18 horas
“Deusa da riqueza”, chinesa é condenada pelo maior golpe em criptomoedas da história
Fintech avaliada em US$ 7,3 bilhões abre nova rodada de financiamento
Alibaba diz que seus gastos com IA em e-commerce já estão no ponto de equilíbrio
Rendimentos do Tesouro Americano caem enquanto pesquisa do Fed da Filadélfia mostra fraqueza regional
Bolha da IA ameaça mercado, mas chance de uma correção é “muito alta”, diz ex-executivo da Meta
Publicado 16/10/2025 • 19:35 | Atualizado há 18 horas
KEY POINTS
Ricardo Botelho/MME
Governo instala conselho para orientar política mineral e ampliar produção de minerais críticos.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta quinta-feira (16), em Brasília, que o governo criará, em até 40 dias, um novo órgão: o Conselho Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos, voltado exclusivamente a assessorar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas decisões relacionadas às terras raras, com foco direcionado à formulação de estratégias para ampliar a produção e agregar valor à cadeia nacional desses minerais.
Entre os elementos considerados críticos estão lítio, nióbio, cobre, cobalto, níquel e terras raras, fundamentais para a fabricação de baterias, turbinas eólicas, painéis solares e semicondutores.
O Brasil concentra cerca de 10% das reservas mundiais desses recursos, segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), e 23% das reservas conhecidas de alguns desses minerais, de acordo com estimativas do governo. Apesar do potencial, a exploração ainda é limitada por ausência de marco regulatório específico, baixa capacidade de refino, custos ambientais elevados e escassez de investimentos tecnológicos.
O anúncio foi feito na primeira reunião do Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM), órgão criado em 2022, mas apenas agora instalado. O colegiado será responsável por formular diretrizes para o desenvolvimento do setor mineral brasileiro, com ênfase nos chamados minerais críticos e terras raras — insumos estratégicos para a transição energética, indústria de alta tecnologia e a defesa nacional. O presidente Lula esteve presente na reunião.
O CNPM, presidido por Silveira, reúne representantes de 18 ministérios, além de instituições acadêmicas, municípios mineradores e sociedade civil. Segundo Silveira, o conselho exercerá papel semelhante ao do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), funcionando como instância de assessoramento direto ao presidente da República.
“O CNPM vai deliberar sobre o norteamento das políticas públicas do setor mineral, fortalecendo a agência reguladora e estabelecendo diretrizes para uma exploração sustentável e soberana. Esse é um tema central em um momento em que o mundo discute a importância dos minerais críticos para a transição energética e a segurança alimentar”, afirmou o ministro.
Leia mais:
Tarifaço: Mauro Vieira diz que reunião com Rubio foi positiva, mas não anuncia resultados concretos
China acusa EUA de causar pânico sobre controle de terras raras e diz estar aberta ao diálogo
EUA x China: ações de terras raras sobem no pré-mercado em meio à disputa comercial
O tema também se insere na agenda diplomática do Brasil. Após o encontro de Lula com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, os dois países intensificaram o diálogo para reverter as tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil. O governo brasileiro vê o interesse estadunidense nos minerais críticos como oportunidade de negociação em acordos bilaterais.
Na primeira reunião, o CNPM abordou três eixos prioritários: minerais críticos e estratégicos, mineração sustentável e segurança energética e alimentar. O colegiado deverá aprovar o Plano Nacional de Mineração 2025–2050, documento que servirá de base para as políticas públicas do setor.
O governo pretende usar o novo conselho e o CNPM como instrumentos de planejamento e articulação entre ministérios, com o objetivo de consolidar o Brasil como fornecedor estratégico global de minerais críticos — mas com maior agregação de valor e soberania sobre a exploração desses recursos.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Santander, Travelex e Genial são investigados por evasão de divisas bilionária do crime organizado
Óleo na pista: após doze horas de caos, cancelamentos em série e prejuízo milionário, Santos Dumont inicia noite com operação especial
EXCLUSIVO: Presidente dos Correios prepara trocas nas diretorias como parte do ‘choque de gestão’ para conter rombo bilionário
Netflix e Spotify fecham parceria para levar podcasts à plataforma de vídeo
Cross default: Conheça a engrenagem invisível que quase quebrou a Ambipar — e pode atingir outros investidores