Quanto Mariah Carey ganha com “All I Want for Christmas Is You”? Veja valor
Veja 3 dicas para transformar o estresse em felicidade nas festas de fim de ano
Atentado na Alemanha: “Evento terrível e trágico”, diz chanceler alemão Olaf Scholz
Biden aprova pacote de gastos e garante funcionamento do governo dos EUA
Companhia de cruzeiros lança programa de passe anual, com pagamentos em bitcoin
Publicado 22/12/2024 • 10:53
KEY POINTS
Um avião de pequeno porte caiu no centro de Gramado, na Serra Gaúcha, na manhã deste domingo (22), atingindo um prédio e uma casa na movimentada Avenida das Hortênsias. O impacto causou danos significativos a uma loja de móveis e também a uma pousada.
Segundo o governo do Rio Grande do Sul, pelo menos 10 pessoas morreram no acidente. Uma delas é o empresário Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi, sócio e CEO da Galeazzi & Associados.
Imagens mostram o cenário de destruição após a queda do avião. Veja:
Uma câmera de segurança flagrou o momento exato da queda. Confira:
Segundo informações da Brigada Militar, a aeronave, um Piper PA-42-1000 Cheyenne 400, havia decolado de Canela com destino a Florianópolis antes do acidente. Testemunhas relataram uma explosão intensa, que quebrou vidros e comprometeu estruturas de imóveis nas proximidades. Veja o modelo:
Confira imagens do avião momentos antes do acidente:
Apesar da gravidade do incidente, o ocupante da casa atingida conseguiu sair sem ferimentos. Além disso, duas pessoas foram resgatadas com vida da pousada atingida. A aeronave transportava dez pessoas no momento da queda. O estado de saúde dos passageiros ainda não foi confirmado.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar foram acionadas e permanecem no local para realizar os resgates e investigar as causas do acidente. A área foi isolada para facilitar o trabalho das autoridades e proteger os moradores e comerciantes da região.
As condições climáticas, incluindo chuva e nevoeiro, são apontadas como possíveis fatores que contribuíram para o acidente de avião em Gramado, mas a investigação oficial ainda está em andamento.
Em razão da queda do avião, a programação do Natal Luz em Gramado deste domingo (22) está cancelada.
“A organização e equipe do evento manifestam sua profunda tristeza e pesar e se solidarizam com as vítimas e com a comunidade gramadense, abalada neste momento trágico. O cancelamento dos shows ocorre em respeito à tragédia e como forma de colaborar com a mobilidade na cidade, necessária para atuação das autoridades”.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que foi acionada para realizar a investigação da ocorrência, envolvendo a aeronave de matrícula PR-NDN. Segundo a Agência Nacional de Avião Civil (Anac), o bimotor é de propriedade de Luiz Claudio Galeazzi. Confira:
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, já está em Gramado para acompanhar o trabalho de resgate. Mais cedo, em sua conta oficial na rede social X (antigo Twitter), Leite disse que acompanha de perto a situação e avalia medidas para apoiar as equipes de resgate e a população afetada.
Ainda de acordo com o governador, “as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram”. Confira:
Também em uma postagem na conta oficial do X, o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, disse que acompanha de perto os desdobramentos do acidente junto a autoridades locais. Veja:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também prestou solidariedade às vítimas do acidente no Rio Grande do Sul. Confira:
A Administração Municipal de Gramado lamenta o acidente aéreo ocorrido nesta manhã (22/12), se solidariza com as vítimas envolvidas e informa que está prestando todo suporte necessário junto aos órgãos de segurança, por meio das Secretarias de Saúde, Obras e de Trânsito, além da Defesa Civil Municipal. Com a RS-235 bloqueada para o trabalho dos órgãos de segurança, é importante que moradores e turistas utilizem a Estrada do Caracol para o deslocamento entre Gramado e Canela.
A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul confirma a queda de um avião de pequeno porte em Gramado na manhã deste domingo (22/12). O Corpo de Bombeiros Militar controlou o incêndio decorrente da queda da aeronave, que havia decolado de Canela. O avião colidiu na chaminé de um prédio, depois no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Destroços ainda alcançaram uma pousada. No atendimento inicial da ocorrência, pelo menos 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade, a maioria em razão de ter inalado fumaça do incêndio provocado pela queda. O local está isolado pela Brigada Militar. As forças de segurança permanecem no local fazendo o trabalho de rescaldo e resgate. A Polícia Civil investiga o caso.
O Governo do Rio Grande do Sul manifesta seu profundo pesar pelo acidente aéreo ocorrido na manhã deste domingo (22/12), em Gramado, envolvendo uma aeronave de pequeno porte que havia decolado de Canela com destino a Jundiaí (SP). Infelizmente, o acidente resultou em vítimas. As autoridades seguem apurando o número exato de mortos e feridos.
Desde as primeiras informações sobre o acidente, as forças de segurança do Estado foram acionadas e se deslocaram para realizar o resgate de sobreviventes em solo, controlar o incêndio decorrente do impacto e garantir o isolamento da área. O trabalho de investigação já está em andamento e envolverá o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) permanece mobilizada, oferecendo todo o suporte necessário aos envolvidos, bem como à comunidade impactada por esta tragédia. O governador Eduardo Leite já esteve no local para acompanhar os trabalhos e prestar solidariedade.
Neste momento de dor, o governo do Estado se solidariza com os familiares das vítimas e à população da Serra, e deseja uma pronta recuperação aos feridos que estão hospitalizados.
Em relação ao acidente aéreo ocorrido neste domingo, 22/12/24, na cidade de Gramado (RS), a Infraero esclarece que a aeronave de prefixo PR-NDN, decolou do Aeroporto de Canela às 9h15, com destino a Jundiaí (SP), e sofreu a queda na área urbana do município de Gramado, fora do sítio aeroportuário. As informações sobre as causas do acidente, número de passageiros e tripulação, bem como a investigação, devem ser apuradas junto ao Cenipa – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão ligado ao Comando da Aeronáutica e à Anac – Agência Nacional de Aviação Civil. A Infraero lamenta profundamente o ocorrido e está colaborando com as autoridades locais para o que for necessário neste momento.