Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Renault vende 26% da operação brasileira à chinesa Geely e vai ampliar produção de elétricos no país
Publicado 03/11/2025 • 08:27 | Atualizado há 13 horas
        
        
                            
                    
                    
Eleitores expressam frustração com desempenho de Trump na economia, aponta pesquisa NBC News                    
Samsung constrói unidade com 50 mil GPUs da Nvidia para automatizar fabricação de chips
Acordo Trump-Xi é um passo importante, mas ainda não resolve a falta de chips para o setor automotivo
Microsoft supera projeções e cresce 18% com impulso da nuvem e da IA
Valor de mercado: Nvidia vale 25 Disneys, 50 Nikes e mais de 3 mil JetBlues
Publicado 03/11/2025 • 08:27 | Atualizado há 13 horas
KEY POINTS
                            Matthias Balk/dpa via Reuters Connect
O logotipo da marca e as letras da fabricante de automóveis Renault podem ser vistos em uma filial da empresa perto de Prunelli-di-Fiumorbo, na ilha de Córsega (França), em 21 de abril de 2025.
As ações da Renault subiam 3,05% na Bolsa de Paris às 8h15 (de Brasília), após o anúncio de uma nova parceria com a chinesa Geely Holding Group (dona das marcas Geely Auto, Volvo, Polestar, Lotus, Zeekr, Lynk & Co e London Electric Vehicle Company) aqui no Brasil.
O acordo entre as gigantes prevê que a Geely assumirá 26,4% da Renault do Brasil, fortalecendo a cooperação entre os grupos e consolidando o país como um dos principais polos de produção e eletrificação do portfólio das duas montadoras.
A transação, assinada nesta segunda-feira (3), garante à Geely acesso ao complexo industrial Ayrton Senna, localizado em São José dos Pinhais (PR), e à rede de distribuição da Renault no país. Com isso, os veículos da marca Geely Auto passam a ser fabricados e comercializados no Brasil junto com os modelos Renault.
O primeiro resultado concreto da parceria já está nas ruas: o Geely EX5, SUV elétrico importado, está sendo vendido em concessionárias da rede Renault. Agora, com a produção local, a expectativa é ampliar a oferta de modelos elétricos e híbridos voltados ao mercado brasileiro e latino-americano.
De acordo com as companhias, a Renault continuará controlando a operação e consolidando a Renault do Brasil em seus resultados globais.
A Geely, como acionista minoritária, utilizará a estrutura fabril e comercial da montadora francesa para acelerar sua expansão em um dos maiores mercados automotivos da região, responsável por mais de 40% das vendas de veículos da América Latina no primeiro semestre de 2025.
Além de fabricar veículos Geely Auto, a Renault também utilizará a plataforma GEA, desenvolvida pela Geely para motores elétricos e híbridos, expandindo sua própria linha de modelos de baixa emissão no país. A cooperação envolve ainda áreas de financiamento e serviços, abrindo espaço para sinergias em pós-venda e novas tecnologias.
“Essa parceria marca um passo decisivo na nossa estratégia internacional. Ela se apoia em excelência industrial e liderança tecnológica para tornar ambas as marcas mais competitivas e ágeis”, afirmou François Provost, CEO da Renault Group.
Para Eric Li, presidente da Geely Holding Group, o acordo cria “um cenário de ganhos mútuos”, combinando escala global e inovação para “levar os melhores produtos aos consumidores”.
A Renault e a Geely já mantêm outras cooperações internacionais, incluindo a joint venture Renault Korea Motors e a criação da Horse Powertrain, dedicada a tecnologias de propulsão híbrida e motores a combustão de baixa emissão.
Embora os termos financeiros da operação não tenham sido divulgados, o acordo reforça a tendência de alianças estratégicas entre montadoras europeias e asiáticas em mercados emergentes — e coloca o Brasil no centro dos planos globais de eletrificação da Renault e da Geely.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
                                1
            SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
                                2
            Kimberly-Clark compra Kenvue e cria gigante global de saúde e bem-estar; ação cai 15%
                                3
            Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos
                                4
            Em dia histórico, Ibovespa B3 quebra novo recorde; dólar fecha em queda leve
                                5
            SÉRIE EXCLUSIVA 2 — O escândalo Ambipar: suspeitas em contrato e em manobra judicial